Topo

"É horrível, você acha que vai morrer", diz funcionária do MEC após sentir tremor

02.abr.2018 - Prédio do Ministério da Educação foi evacuado após tremor - Kleyton Amorim/UOL - Kleyton Amorim/UOL
Prédio do Ministério da Educação também foi evacuado após tremor em Brasília
Imagem: Kleyton Amorim/UOL

Do UOL, em São Paulo

02/04/2018 16h03

O terremoto que atingiu a Bolívia e foi sentido em cidades do Brasil nesta segunda-feira (2) provocou evacuações de edifícios e deixou algumas pessoas preocupadas. O prédio do MEC (Ministério da Educação), em Brasília, foi um dos que tiveram de ser esvaziados.

"Estava no trabalho normalmente, senti um tremor, como se o prédio fosse desabar. É horrível, você acha que vai morrer. Foi tenso porque as pessoas ficavam gritando, todo aquele nervosismo. Todo mundo fica sem saber o que fazer na hora", disse Andressa Teixeira de Lira, analista técnica do MEC.

O terremoto de magnitude 6.8 atingiu o sul da Bolívia por volta das 10h40 (horário de Brasília). Além do MEC, o tremor causou evacuação de prédios da Infraero (estatal administradora dos aeroportos), da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e da Terracap (Companhia Imobiliária de Brasília) na capital federal.

Houve relatos de que o tremor também foi sentido em São Paulo, Belo Horizonte e em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Não há registro de feridos no território nacional. 

José Albidia, garçom no MEC, que disse o abalo não foi forte. "No momento, estava sentado. Foi um abalo sutil e suave, como se você se balançasse numa cadeira. Foram uns 15 segundos, mas foram reais. Depois de uns 40 segundos após o abalo, veio o pessoal apavorado, e confirmei que não foi uma ilusão, foi algo real mesmo". 

Segundo Raquel Dias, servidora do MEC, a evacuação foi rápida e aconteceu antes mesmo dos alarmes soarem. "Os bombeiros pediram para que a gente evacuasse o prédio-sede. Foi uma evacuação muito rápida. Quando a gente estava na recepção, houve o tocar do alarme, mas os funcionários já estavam evacuando o prédio. Nós não tivemos grandes informações, o que a gente soube é que tinha tido um abalo sísmico".