Topo

Tiroteio entre policiais e criminosos na favela Cidade de Deus fecha via expressa do Rio

Do UOL, no Rio

03/05/2018 10h47

Criminosos e policiais trocaram tiros na manhã desta quinta-feira (3) na favela Cidade de Deus, na zona oeste do Rio de Janeiro. O tiroteio provocou o fechamento total da Linha Amarela, uma das principais vias expressas do Rio, e deixou em pânico motoristas e moradores da região. Um policial foi baleado na ação.

O tiroteio começou quando policiais militares entraram na favela para verificar informações obtidas pelo setor de inteligência da polícia de que suspeitos envolvidos no assassinato de um capitão da PM horas antes em Jacarepaguá estavam escondidos na região.

O capitão da Polícia Militar Estefan Contreras foi morto em uma suposta tentativa de assalto quando ia ao trabalho de moto na manhã desta quinta-feira (3) em Jacarepaguá. O policial foi baleado por bandidos que chegaram em uma motocicleta para assaltá-lo.

Usando redes sociais, colegas de Contreras pediram ajuda de policiais de outras unidades para participar da operação para localizar os assassinos. "A guerra será sem trégua", publicou um policial.

Participaram da operação na Cidade de Deus policiais do Comando de Operações Especiais, do Batalhão de Ações com Cães, Batalhão de Polícia de Choque e do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais). Eles foram recebidos a tiros por membros do crime organizado. 

Segundo a PM, um policial e quatro suspeitos foram feridos e levados para hospitais da região.

Moradores publicaram em redes sociais um vídeo no qual o policial aparece sendo carregado por colegas durante o tiroteio. Ele seria um policial do Bope.

Além dos quatro suspeitos feridos, ao menos outros quatro criminosos foram presos. Dois fuzis e quatro pistolas foram apreendidos.

O fechamento da Linha Amarela, que liga bairros da região de Jacarepaguá à zona norte do Rio, fez motoristas voltarem na contramão. Muitos ficaram presos no congestionamento. Pelas redes sociais, moradores relataram cenas de pânico. “Muitos tiros, acho que na Cidade de Deus, fumaça preta. Cuidado gente. Guerra urbana”, escreveu uma internauta.

Rio_tiroteio - Pablo Jacob/Agência O Globo - Pablo Jacob/Agência O Globo
Motoristas abandonam carros durante tiroteio na Linha Amarela, uma das principais vias do Rio de Janeiro
Imagem: Pablo Jacob/Agência O Globo

“Não consegui ir para casa, voltei de ré”, disse um usuário do Facebook.

A Linha Amarela ficou interditada entre 9h e 12h. A polícia afirmou que a via pode voltar a ser fechada.

Além da Cidade de Deus, a polícia faz outra operação no Complexo do Lins, onde também há relatos de tiroteios. A PM também afirmou que a operação está relacionada ao combate ao tráfico de drogas.

A autoestrada Guajaú-Jacarepaguá foi interditada entre 7h e 11h por causa dos tiros.