Topo

Esse conteúdo é antigo

BA: pai, mãe e bebê são liberados após serem mantidos reféns por familiar

Família ficou mantida refém por aproximadamente 3 horas em Salvador (BA) - Alberto Maraux/Secretaria da Segurança Pública da Bahia
Família ficou mantida refém por aproximadamente 3 horas em Salvador (BA) Imagem: Alberto Maraux/Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Alexandre Santos

Colaboração para o UOL, em Salvador

01/12/2020 16h22

Um homem que desde o fim da manhã de hoje mantinha reféns uma mulher, o marido e a filha do casal de 1 ano e 8 meses em Águas Claras, bairro da periferia de Salvador (BA), se entregou no início da tarde, após cerca de três horas de negociação. Apesar de ter ficado a todo o tempo sob a mira de uma arma, a família não sofreu nenhum tipo de violência física.

O suspeito, que é irmão de uma das vítimas e apontado pela polícia como traficante, entrou na residência do casal após escapar de um cerco realizado por uma equipe do Peto (Pelotão de Emprego Tático Operacional), destacamento da Polícia Militar. O nome dele não foi divulgado em razão da Lei de Abuso de Autoridade, em vigor desde janeiro.

Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o suposto traficante fugiu no momento em que os agentes tentaram interceptar um bonde armado na localidade da Baixa Fria. O grupo pretendia atacar rivais na região de Cajazeiras.

Inicialmente, a suspeita era de que pelos menos dois integrantes do bando estivessem escondidos na residência. Os demais conseguiram escapar.

Para convencer o suspeito que estava no imóvel se entregar, homens do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais Bope) foram acionados para irem ao local. Guarnições da Rondesp Central deram apoio ao cerco.

Durante a tentativa de rendição, o homem efetuou diversos disparos em direção à porta e ao telhado da casa.

O negociador do Bope conversava com o agressor através da janela do imóvel e também por um celular. Dois snipers do Bope ficaram posicionados em pontos estratégicos ao redor da residência, mas não precisaram intervir na situação.

De acordo com a SSP, com o suposto traficante foram apreendidos uma pistola calibre 40, três carregadores e pinos para embalar cocaína.

"Estamos fechando o cerco contras as facções e a ocorrência se iniciou durante uma ação preventiva. A expertise do Bope e a dedicação do Peto foram fundamentais para o êxito no desfecho do flagrante", disse o major Francisco Menezes, comandante da 3ª OCIPM (Companhia Independente da Polícia Militar) de Cajazeiras.