Topo

Esse conteúdo é antigo

Bebê vai para UTI após se jogar do colo da irmã e lesionar o cérebro em SP

Rudá acordou ontem e faz até "malcriações" de novo, segundo mãe - Arquivo Pessoal
Rudá acordou ontem e faz até 'malcriações' de novo, segundo mãe Imagem: Arquivo Pessoal

Jean Sfakianakis

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/02/2021 12h44

Um bebê de 9 meses foi parar na UTI (unidade de tratamento intensivo) após se jogar do colo da irmã e cair com a cabeça no chão na quarta-feira (27), em São Vicente, município litorâneo localizado no Estado de São Paulo. O quadro de saúde é estável.

Rudá Rodrigues de Andrade estava na sala com suas duas irmãs, Antonella, de 4 anos, e Laura, de 8, quando saiu pela porta lateral da residência. A irmã mais nova tentou pegar Rudá no colo e leva-lo de volta para a sala, mas foi surpreendida pelo pulo que o menino deu, saltando dos braços da irmã direto para o chão, onde bateu forte com a cabeça.

Os pais não estavam no cômodo porque trabalhavam com pedidos e entregas de um restaurante por delivery.

Maryanna Rodrigues Krachinski, de 33 anos, correu para socorrer o menino enquanto o marido realizava uma entrega. Rudá ficou em coma induzido por 48 horas na UTI (unidade de terapia intensiva) do Hospital Santa casa de Santos e passou por duas cirurgias devido às hemorragias cerebrais que sofreu.

Já no hospital, Dênis de Andrade, de 27 anos, observava o filho desacordado. "Minha sensação teve um pouco de tensão, ele estava desacordado, mas não estava sangrando, ele tinha expressão de dor", disse o pai do bebê ao UOL. "Fiquei entre a tensão de ver meu filho em risco e entre 'pai, se for pra acontecer que vá em paz'", declarou.

O pai e a mãe se revezam como acompanhantes do menino, que acordou pela primeira vez depois do acidente ontem, por volta das 12h. Na manhã de hoje, Maryanna publicou um vídeo no qual Rudá aparece sorrindo.

"O estado de saúde dele está estável agora, a neurologista passou, disse que esta ok, a tomografia tá ok. O médico disse que se ele continuar assim, logo logo estará na enfermaria. O fisioterapeuta disse que ele está respondendo bem à fisioterapia. (O Rudá) já está está espertão, até fazendo malcriação está", disse Maryanna.

No entanto, a família precisou criar uma arrecadação virtual com meta de R$ 5 mil para auxiliar nos custos com fisioterapia. De acordo com o que os médicos passaram aos pais, não há certeza se a hemorragia deixará sequelas durante o desenvolvimento da criança.

Dênis ainda agradeceu o apoio das pessoas, dizendo que foi a união que salvou seu filho. "A gente consegue se ajudar, entendo que tudo isso como uma mensagem de paz, toda essa repercussão, foi toda essa união que salvou meu filho", falou.