Topo

Esse conteúdo é antigo

Árvore cai e atinge três carros no RJ; bombeiros resgatam três pessoas

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

18/02/2021 12h06

Uma árvore de grande porte caiu em cima de três carros na tarde de terça-feira (16), em Itaipava, distrito de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, e deixou três pessoas presas em dois dos veículos.

De acordo com a Defesa Civil, em um dos carros estava um casal - que se safou por pouco, já que o maior estrago foi no banco traseiro do carro -, no outro havia apenas um ocupante e o terceiro estava vazio, apenas estacionado. O caso ocorreu no estacionamento do Horto Mercado Municipal de Itaipava. O pátio estava lotado de veículos.

Os bombeiros foram acionados para o resgate. O casal que estava em um dos carros foi retirado pela janela. Assim como o ocupante do segundo veículo, eles foram atendidos no local e liberados. Não houve necessidade de encaminhar as vítimas para o hospital. As três pessoas tiveram apenas ferimentos leves.

Ainda segundo a Defesa Civil, a chuva forte foi rápida e não atingiu toda a cidade de Petrópolis. Itaipava foi o distrito mais prejudicado com o temporal e registrou também ventos fortes. Alguns bairros também ficaram sem luz devido a queda de galhos em cabos de energia.

Em um vídeo divulgado na internet é possível ver o momento que a árvore cai em cima dos veículos. Um dos carros foi atingido no teto. Nele, havia um casal. Em entrevista à revista Época, o analista de sistemas Felipe Sternberg contou que havia decidido com a esposa almoçar no local e estava no carro esperando a chuva parar para sair do veículo. O casal cogitou procurar outra vaga para estacionar, mas não deu tempo.

"A nossa sorte foi que não caiu na frente do carro, mas sim do meio para trás. Afundou o carro todo. Se tivesse alguém no banco traseiro, tinha morrido na hora. Como o teto amassou, ficamos deitados no banco, aguardando. Forcei a buzina, porque ninguém sabia que tinha gente ali dentro. Toquei várias vezes até que alguém nos viu."

Deitados e sem conseguir deixar o carro, Sternberg e a esposa aguardaram por 1h o socorro chegar.

"Ficamos assustados. Estava chovendo muito, a água já entrando pelo para-brisa, que tinha quebrado. A gente ficou com medo porque não sabia se a árvore podia cair um pouco mais para dentro do carro, e ela era imensa. Um rapaz disse que não tinha como, pois ela já estava apoiada. Mas estávamos com medo de amassar mais ou o carro não suportar e pegar a gente", disse o analista de sistemas.

Segundo ele, o tronco tinha aproximadamente 20 metros e pesava cerca de três toneladas. Ele disse que não imaginava que a árvore com aquele porte poderia cair.