Topo

Esse conteúdo é antigo

Sobe para 84 total de mortos pela chuva no Grande Recife

Chuvas em Pernambuco

Do UOL, em São Paulo

29/05/2022 18h54Atualizada em 30/05/2022 08h23

Ao menos 84 pessoas morreram por causa das chuvas no Grande Recife entre a quarta-feira (25) e a noite deste domingo (29). Não há clareza até o momento sobre o total de pessoas consideradas desaparecidas —na tarde de domingo, o número era de ao menos 56.

O número de mortos, porém, não está claro. Na noite de domingo, o governador do estado, Paulo Câmara (PSB), disse em entrevista coletiva que foram registrados 79 óbitos entre sexta-feira (27) e às 18h de domingo. Nesta conta, não entraram os cinco mortos registrados na quarta-feira, mas o governo não soube confirmar o motivo.

"É possível que sejam os 79 [contabilizados no domingo] mais cinco [de quarta-feira], mas pode haver alguma sobreposição. A informação oficial que a gente pode dar com segurança é de que sexta-feira até as 18h do dia de hoje 79 corpos de vítimas de chuvas foram identificados no IML", disse.

O estado registra 3.957 desabrigados. O governo decretou situação de emergência, assim como 14 municípios da região metropolitana. Após a chuva dar trégua, cidades do Grande Recife tiveram um dia de buscas por desaparecidos em áreas de deslizamentos e resgates de pessoas ilhadas. Ainda neste domingo, áreas extensas do Grande Recife permaneciam alagadas.

O decreto de situação de emergência publicado pelo estado permite que os municípios solicitem recursos do Sistema Nacional de Defesa Civil. Os municípios em emergência são: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Férrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba e Camaragibe.

Segundo Paulo Câmara, além do decreto, R$ 100 milhões foram disponibilizados para os trabalhos de busca e salvamento nas áreas atingidas, assim como para obras de infraestrutura nos municípios atingidos pela chuva.

Ida de Bolsonaro

Questionado sobre se acompanharia Jair Bolsonaro (PL) durante sobrevoo nas regiões afetadas no estado, previsto para amanhã, o governador informou que não foi oficialmente comunicado pelo mandatário de sua ida dele ao Recife.

"Efetivamente, diante da não confirmação oficial [da vinda dele], não tenho como estar presente, mas nos colocamos ontem à disposição. Tive contato com o ministro do Desenvolvimento Regional e tive contato com o general do Comando Militar do Nordeste. Eles participaram da reunião de monitoramento que fizemos com todo o secretariado no início da manhã. Estamos à disposição e orientamos aos municípios que solicitem apoio federal", disse.

A previsão, segundo o governo federal, é de que Bolsonaro faça um sobrevoo na região às 8h30. Em seguida, ele deve conceder entrevista à imprensa na Base Aérea do Recife.

Situação no Ibura

Em Jardim Monte Verde, no bairro do Ibura (zona sul do Grande Recife), ao menos 21 pessoas morreram. Com isso, o local virou sede de um Posto de Comando com 28 militares que atuam nas buscas.

Um corpo foi encontrado no local na tarde de hoje, pouco mais de 24 horas após o deslizamento.

"A maior dificuldade nesse momento é a quantidade de entulhos que estão sobre as vítimas soterradas", afirmou o Major Herivelton Alves, coordenador da operação de resgate na região, em entrevista ao UOL.

Alguns pontos de Ibura continuavam alagados na manhã de hoje. Imagens aéreas divulgadas pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) mostraram que parte do bairro permanecia debaixo d'água.

No vídeo, é possível ver que algumas casas ficaram completamente submersas. Em outras, apenas o telhado ficou do lado de fora.

Demais regiões

No bairro do Curado IV, em Jaboatão dos Guararapes, as equipes de resgate atuam com ajuda de cães farejadores e bombeiros de Minas Gerais, que têm experiência na busca de soterrados após o desastre de Brumadinho.

No local, quatro corpos tinham sido resgatados até a tarde de hoje. Não há informações sobre a quantidade de desaparecidos na região.

Os bombeiros também continuam as buscas nos bairros de Santo Aleixo, em Jaboatão dos Guararapes; de Barro, no Recife, onde seis pessoas morreram e outras duas foram resgatadas com vida; na cidade de Camaragibe, em que duas pessoas morreram; e em Guabiraba, também no Recife, onde pelo menos uma pessoa está desaparecida.

Resgates

Segundo o governo de Pernambuco, mais de 593 vítimas ilhadas já foram resgatadas.

Na manhã de hoje, o Grupamento Tático Aéreo resgatou 12 pessoas que estavam ilhadas em áreas alagadas e sem acesso por terra. Outras três aeronaves distribuíram água e alimentos em comunidades isoladas, como o bairro de Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes.

Também em Jaboatão dos Guararapes, em um conjunto habitacional do bairro da Muribeca, ao menos dez crianças e oito adultos foram retirados de casa com o apoio de um bote inflável. O mesmo equipamento foi utilizado para salvar pessoas ilhadas na cidade de Goiana, na zona da Mata Norte.

No Recife, famílias ilhadas no bairro de Tejipió foram retiradas de residências nas costas de bombeiros, que usaram uma corda para se locomover em uma rua com água na altura do peito.

Em vídeos divulgados pela própria corporação, é possível ver moradores sendo amarrados em boias e deixando as casas apenas com a roupa do corpo.

Rodovias bloqueadas

Até as 16h de hoje, cinco pontos de interdição por alagamentos ou deslizamento eram monitorados pela PRF.

Na BR-408, uma queda de barreira bloqueou a via na cidade de Aliança; na BR-101, um alagamento foi registrado na altura do km 6, em Goiana, e no km 83, em Jaboatão dos Guararapes, onde a via ficou sem condições de tráfego.

Na BR-232, deslizamentos de barreira foram registrados em ao menos dez pontos diferentes, todos sem interdição de via.

Metrô volta parcialmente

O serviço de metrô, que foi interrompido na manhã do sábado no Grande Recife, foi parcialmente retomado às 13h35 deste domingo. A informação foi dada pela CBTU Recife, que informou que a Linha Centro está operando totalmente.

No mesmo informe, porém, o órgão comunicou que a Linha Sul não retomará suas atividades hoje.

Reforço no efetivo

Além do auxílio de militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e da Paraíba, outros 92 bombeiros que estavam terminando o curso de capacitação para entrar na corporação tiveram formatura adiantada e começaram a prestar apoio nos resgates hoje.

Equipes do Instituto Médico Legal foram reforçadas para "maior eficiência nas remoções e perícias" em áreas atingidas e pelo menos 16 agentes da Defesa Civil do Rio de Janeiro foram enviados para o estado para ajudar as equipes de busca.

Saque do FGTS

Em entrevista à imprensa realizada no Recife na manhã de hoje, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, anunciou medidas de apoio ao estado por parte do governo federal.

Entre elas, está a liberação do saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para a população pernambucana, assim que a Defesa Civil reconhecer a situação de emergência ou calamidade.

Ferreira afirmou que o governo já havia editado duas medidas provisórias para atender nacionalmente situações de emergência, como a que ocorre em Pernambuco. "Não deve faltar recurso para atender nenhuma demanda que tenha sido causada por esse desastre", disse o ministro.

O governo federal também declarou ter R$ 1 bilhão disponível para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de casas e infraestruturas públicas destruídas com os temporais.

Apesar dos temporais terem cessado no momento, as autoridades afirmam que ainda é necessário manter as medidas de proteção e pedem que a população que vive em zonas de risco deixe suas casas.

"Embora tenha parado de chover agora a gente tá com chuvas fortes previstas para os próximos dias. Então a primeira coisa é manter as medidas de autoproteção", afirmou o ministro do Desenvolvimento Regional.

Tempo deve melhorar

A previsão da Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) é de que áreas de instabilidades no oceano ainda provoquem chuvas de forma moderada neste domingo.

Como o Distúrbio Ondulatório de Leste, fenômeno que causou as chuvas, se dissipou, a tendência é de que os volumes de precipitações diminuam nos próximos dias.