Topo

Homem registrado como morto é eleito prefeito no México

Do UOL, em São Paulo

12/07/2013 04h45

Um homem registrado como morto foi eleito prefeito da cidade de San Agustin Amatengo, no Estado de Oaxaca (México), no último domingo (7), relata a agência Associated Press.

De acordo com autoridades do país, parentes de Leninguer Raymundo Carballido Morales forjaram um atestado em 2010 que provava a morte dele por coma diabético. A fraude convenceu a polícia a desistir de investigá-lo pela suposta participação em um crime de estupro coletivo ocorrido em 2004.

Mesmo oficialmente morto, Carballido se candidatou ao cargo de prefeito da pequena cidade de 1.400 habitantes usando somente o sobrenome e ganhou por uma pequena margem, conforme a AP.

Pouco após a vitória, o certificado de óbito do homem veito à tona e a história foi revelada. Como as investigações ainda estão em curso, ainda é possível que ele tome posse do cargo, de acordo com a agência.

A legenda de Carballido, o Partido Democrático Revolucionário, disse que foi enganada pelo candidato, que teria apresentado documentos falsos para se filiar à entidade.

A procuradoria do Estado de Oaxaca emitiu nota nesta quinta-feira (11) dizendo que fará todo o possível para prender o homem, mesmo caso ele tome posse.