Topo

Vaticano diz defender direitos das crianças, mas critica ingerência da ONU

O Vaticano afirmou estar comprometido com a "defesa e proteção dos direitos das crianças" - Divulgação
O Vaticano afirmou estar comprometido com a "defesa e proteção dos direitos das crianças" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/02/2014 11h43Atualizada em 05/02/2014 14h07

O Vaticano afirmou nesta quarta-feira (5) que a Igreja Católica está comprometida com a "defesa e proteção dos direitos das crianças". A declaração foi feita em resposta a um relatório contundente das Nações Unidas sobre o abuso sexual de crianças por padres. No entanto, a Santa Sé acusou a ONU de interferir nos ensinamentos morais católicos ao criticar a posição da igreja quanto ao aborto e a homossexualidade.

Em comunicado, o Vaticano disse que irá submeter a "minuciosos estudos e análises aprofundadas" as acusações recebidas da ONU.

"A Santa Sé reitera o seu empenho na defesa e proteção dos direitos das crianças, em linha com os principais preceitos da Convenção dos Direitos das Crianças e segundo os valores morais e religiosos oferecidos pela doutrina católica", afirma o comunicado.

O representante do Vaticano nas Nações Unidas, monsenhor Silvano Tomasi, denunciou distorções no duro relatório da ONU que critica o comportamento da Igreja em relação aos padres pedófilos.
 
"O aspecto negativo do documento que foi produzido dá a impressão de que já estava preparado antes do encontro do Comitê com a delegação da Santa Sé", afirmou o monsenhor. 
 
Para ele, o documento do Comitê parece não levar em conta as respostas dadas pelo Vaticano em janeiro sobre a questão dos casos de pedofilia.   
 
"Falta a perspectiva correta e atualizada de que tem sido feita uma séria de mudanças visando a proteção das crianças, que, para mim, é difícil de encontrar em outras instituições", disse. 

O porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, disse, durante a Conferência Episcopal Espanhola nesta quarta-feira, que o Vaticano enfrenta os casos de abusos sexuais na igreja com "exigência de transparência" e uma prova disso é que nos próximos "dias ou semanas" explicará o funcionamento da comissão criada para preveni-los.

Uma comissão de direitos humanos da ONU denunciou o Vaticano por adotar políticas que permitiram padres estuprar e molestar dezenas de milhares de crianças ao longo dos anos.

Em um relatório publicado nesta quarta-feira, a agência da ONU para os direitos das crianças disse que a Santa Sé deve "remover imediatamente" todos os clérigos suspeitos ou que de fato praticaram abuso sexual contra crianças e entrega-los a autoridades civis. 

A ONU também quer que o Vaticano deve entregar seus arquivos sobre o abuso sexual de dezenas de milhares de crianças, para que culpados, bem como "os que ocultam seus crimes", possam ser responsabilizados.

Valores católicos

O Vaticano acusou a ONU de interferir nos ensinamentos morais católicos, já que o relatório apresentado nesta quarta criticou as suas posições sobre a homossexualidade, a contracepção e o aborto.

O relatório da ONU afirma que o Vaticano deve mudar suas regras sobre o aborto e ensinar educação sexual nas escolas católicas para garantir os direitos das crianças e do seu acesso aos cuidados de saúde.  (Com Efe, Reuters e AP)