Topo

Papa pede que sintam "vergonha" pelos escândalos da Igreja

Na Cidade do Vaticano

16/01/2014 10h41

O papa Francisco disse nesta quinta-feira (16) que é preciso ter vergonha dos vários escândalos que aconteceram no seio da igreja, durante sua homilia na tradicional missa matutina que realiza em sua residência, na Casa de Santa Marta.

Francisco, comentando a leitura do dia sobre a dura derrota dos israelitas pelos filisteus, denunciou os últimos escândalos da igreja, segundo alguns trechos da homilia publicados pela "Radio Vaticano".

"Mas... nos envergonhamos? Tantos escândalos que eu não quero mencionar isoladamente, mas que todos sabemos quais... Escândalos, nos quais alguns tiveram que pagar caro: E está bem! Se deve fazer assim... A vergonha da igreja!", exclamou.

E insistiu: "Mas nos envergonhamos desses escândalos, dessas derrotas de padres, bispos, laicos?".

Segundo o pontífice argentino, os responsáveis "não tinham uma relação com Deus. Tinham um posição na igreja, uma posição de poder, e também de comodidade, mas não a palavra de Deus".

Na terça-feira (14), o papa também havia denunciado em suas homilia em Santa Marta a "figura do cristão corrupto", ao falar de laicos, sacerdotes e bispos, que se aproveitam da situação e de seus privilégios.