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Mascote do Unicef, Senhor Cocô quer combater defecação em público na Índia

Cocôs em vídeo de animação de campanha do Unicef contra defecação em público na Índia - Reprodução/Unicef
Cocôs em vídeo de animação de campanha do Unicef contra defecação em público na Índia Imagem: Reprodução/Unicef

Do UOL, em São Paulo

16/04/2014 11h55

Batizado de Mr. Poo (Senhor Cocô, em inglês), um boneco que representa um montinho de fezes é o representante da mais recente campanha de saúde pública do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) lançada na Índia.

Em um vídeo animado por uma música no estilo de Bollywood, que caracteriza o cinema popular indiano, um homem é perseguido pelas ruas de uma cidade indiana por uma multidão de cocôs.

Segundo informações do jornal "The Independent", a produção tem como objetivo chamar a atenção para um problema sério na Índia, onde mais de 620 milhões de pessoas continuam defecando nas ruas --o maior número no mundo.

Campanha do Unicef tem cocô como mascote

De acordo com a campanha do Unicef, 44% das mães indianas jogam as fezes de suas crianças nas ruas, aumentando o risco de contaminação da água por vírus e bactérias, que podem causar diarreia em seus filhos, deixando-os mais vulneráveis à desnutrição e infecções oportunistas, como pneumonia.

O vídeo da campanha, que foi lançada em janeiro, dividiu opiniões no país. Alguns críticos consideraram a animação "degradante", e outros criticaram o uso do inglês no vídeo, argumentando que o público alcançado com o idioma provavelmente já usa banheiros.

Mas muitos usuários de redes sociais consideram que o vídeo deve ser valorizado por abordar um assunto que é tabu na Índia de uma forma bem-humorada e acessível.