Topo

Livro francês tem capa feita com pele humana, afirmam cientistas de Harvard

O livro ""Des destinées de l"ame"" (""Os destinos da alma"", em tradução livre), do escritor francês Arsène Houssaye, foi encapado com pele humana pelo médico Ludovic Bouland - Divulgação
O livro ''Des destinées de l'ame'' (''Os destinos da alma'', em tradução livre), do escritor francês Arsène Houssaye, foi encapado com pele humana pelo médico Ludovic Bouland Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

04/06/2014 21h00

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, confirmaram por meio de testes que a capa do livro “Des destinées de l’ame” (“Os destinos da alma”, em tradução livre), do escritor francês Arsène Houssaye, foi feita com pele humana.

Amostras microscópicas foram retiradas de partes diferentes do livro e, por meio de uma análise de uma espécie de “impressão digital” das proteínas contidas nelas, foi possível  determinar com 99,9% de precisão de que se trata de pele humana.

“Os dados analíticos, bem como a origem do ‘Os destinos da alma’, tornam muito improvável que o material [da capa] seja outro que não humano”, confirmou Bill Lane, diretor do Laboratório de Espectometria de Massa e Fontes Proteômicas de Harvard.

O livro de Houssaye, poeta e novelista francês que viveu entre 1815 e 1896, faz parte do acervo da biblioteca Houghton, da própria Universidade de Harvard. Ele foi o único entre três títulos testados feito com a técnica conhecida como bibliopegia antropodérmica (encadernamento com pele humana).

No livro do século 19 há uma dedicatória manuscrita por Ludovic Bouland, médico e amigo de Houssaye, afirmando que a pele de uma mulher com problemas mentais, morta por um derrame, havia sido usada na capa.

“Ao olhar cuidadosamente você pode distinguir facilmente os poros da pele [na capa]. Um livro sobre a alma humana merecia que déssemos a ele uma cobertura humana: guardei durante muito tempo esse pedaço de pele humana tirada das costas de uma mulher”, escreveu Bouland. (Com Washington Post)