Topo

Por que a imprensa sul-coreana contratou especialistas para analisar sapatos de Kim Jong-un

Do UOL, em São Paulo

06/05/2018 04h00

Os sul-coreanos estão obcecados em analisar todos os detalhes vistos do líder norte-coreano Kim Jong-un após a histórica reunião com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in. Um jornal chegou a contratar especialistas para analisar os vídeos do encontro e chegaram à conclusão de que Kim usa uma palmilha para parecer mais alto.

Foi uma das raras chances de ver Kim sem o filtro da imprensa norte-coreana. Recluso e enigmático, pouco se sabe sobre a vida do líder de um dos países mais fechados do mundo. Por isso, a imprensa sul-coreana tem analisado tudo sobre ele.

Inclusive o sapato utilizado por Kim durante a reunião foi objeto de uma extensa reportagem realizada por um dos principais jornais sul-coreanos, o Chosun Ilbo.

As imagens registradas da visita de Kim Jong-un à Coreia do Sul podem fornecer dicas importantes sobre a saúde do líder norte-coreano e de outras características físicas dele. Nas imagens divulgadas pela imprensa de Pyongyang já era possível perceber que Kim está acima do peso e que ele fuma muito já que, frequentemente, aparece um cinzeiro ao lado dele.

No entanto, outras imagens suscitaram dúvidas. Como em 2014, quando Kim surgiu mancando em um vídeo.

Em março, quando, oficialmente, pela primeira vez deixou a Coreia do Norte e visitou Pequim, Kim permitiu que a imprensa chinesa cobrisse o evento. No entanto, somente quando esteve na Coreia do Sul, Kim esteve exposto para a imprensa livre.

O momento em que Kim convida Moon a entrar na Coreia do Norte

AFP

Por isso, veículos de imprensa da Coreia do Sul chegaram até a contratar especialistas para fazer a leitura labial dos encontros privados de Kim e Moon Jae-in. Descobriu-se, por exemplo, que os dois conversaram sobre Trump.

Sobre os sapatos de Kim, já é sabido o que seu pai, Kim Jong-il, usava calçados para parecer mais alto, já que media 1,57 m. O atual líder norte-coreano aparenta ser mais alto, mas ninguém sabe ao certo sua altura. Para descobrir o tamanho dele e mais alguns detalhes sobre seu físico, o jornal "Chosun Ilbo" chamou sete especialistas que passaram horas analisando vídeos.

Em relação à altura, Kim parece só um pouco mais baixo que Moon, que mede 1,72 m. No entanto, o bico do sapato do líder norte-coreano parecia ter uma inclinação que sugere que Kim estava usando uma palmilha para ficar mais alto.

Por isso, o jornal especula que o norte-coreano deve medir 1,65 m. Além disso, os especialistas perceberam que Kim está bem acima do peso (com 130 kg) e perde o ar quando caminha muito. Mais exatamente, ele respira a cada 1,2 segundo após caminhar 200 metros.

(Com agências internacionais)