Topo

Quem é Mitt Romney? Conheça o republicano

Romney com a família em sua casa de veraneio em Wolfeboro, New Hampshire, em foto de julho de 2007 - Jon Moe/AP
Romney com a família em sua casa de veraneio em Wolfeboro, New Hampshire, em foto de julho de 2007 Imagem: Jon Moe/AP

30/08/2012 16h48

Mitt Romney
Ex-governador de Massachusetts
Profissão: Ex-investidor privado e governador de Massachusetts
Idade: 65
Vive em: Boston, Massachusetts.
Site de campanha: www.mittromney.com

Romney, ex-investidor privado e governador de Massachusetts, está se apresentando como um executivo pronto para liderar, tomando a situação econômica ruim como sua crítica central a Obama. Em setembro de 2011 ele ofereceu uma proposta econômica detalhada que incluía revogar a lei da saúde de Obama, cortando a taxa de impostos corporativa, colocando sanções sobre a China enquanto manipuladora do câmbio e reduzindo imediatamente os impostos sobre a poupança e investimentos da classe média – e prometeu fazer com que muitas dessas políticas fossem implementadas em seu primeiro dia no Salão Oval.

No plano, cujo objetivo declarado é “devolver os EUA ao caminho de crescimento econômico robusto necessário para criar empregos”, ele prometeu cortar imediatamente a taxa do imposto de renda corporativo, que atualmente chega a 35%, para 25%. Embora ele não tenha detalhado nenhuma proposta específica para fechar as brechas ou simplificações do código tributário, ele também prometeu tornar permanentes os cortes de impostos para indivíduos promovidos pelo presidente George W. Bush e eliminar os impostos sobre dividendos, juros e ganhos de capital para qualquer um que ganhe menos de US$ 200 mil por ano.

Num esforço para estimular as exportações norte-americanas, Romney disse que buscaria acordos de livre comércio com a Colômbia, Panamá e Coreia do Sul, bem como imporia sanções sobre a China por manter sua moeda artificialmente baixa, numa iniciativa que torna as importações de produtos chineses baratas para os consumidores norte-americanos e leva a desequilíbrios no comércio.

Biografia

O pai de Willard Mitt Romney era George W. Romney, um executivo automotivo e republicano moderado que foi governador de Michigan antes de perder uma corrida à presidência em 1968.

Mitt Romney e sua família são mórmons devotos – ele passou dois anos trabalhando como missionário na França. Sua família é um dos pilares de sua imagem política, e Ann, sua mulher há 39 anos, e seus cinco filhos adultos são peças fundamentais de sua campanha. Sua mulher recebeu um diagnóstico de esclerose múltipla em 1998.

Depois de se formar em direito e administração em Harvard, Romney foi para a consultoria privada. Na firma de aquisições Bain Capital, ele desenvolveu uma reputação de alguém capaz de transformar companhias falidas em empresas lucrativas – uma habilidade que o ajudou a conquistar sua fortuna, mas que também levantou questões sobre cortes de empregos e investimentos que deram errado.

Romney foi eleito governador de Massachusetts em 2002 depois de liderar com sucesso os Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City, que ele assumiu em 1999 em meio à medida que eles sucumbiam por escândalos e crises financeiras. Ele lidou com problemas orçamentários em Massachusetts e criou uma forma de saúde pública universal para o Estado que muitos republicanos veem como muito semelhante à lei federal proposta por Obama em 2010.

Avaliando as chances de Romney

Pontos fortes

Romney espera que seu passado o posicione como o mais qualificado para religar a economia do país. Suas aparições frequentes diante de grupos conservadores e no noticiário deram oportunidades para que ele conquistasse seu apoio crucial.

Nos últimos meses, Romney buscou aumentar seu ataque sobre a forma como Obama lida com a economia, enquanto baixou o tom em algumas questões como a imigração. A decisão de junho do Supremo Tribunal de sustentar a lei da saúde de Obama deu uma vitória ao presidente, mas também deu a Romney uma chance de incitar a base republicana ao prometer revogar a lei.

Desafios

Alguns conservadores duvidam das convicções de Romney, bem como de sua fé mórmon. Embora ele tenha cada vez mais tendido para a direita desde sua época enquanto governador, sua tentativa de revogar a proibição ao casamento entre pessoas de mesmo sexo em Massachusetts continua o perseguindo, junto com suas posições moderadas sobre a imigração e o aborto.

Mais até do que sua religião e suas credenciais social-conservadoras, questões sobre o plano de cobertura de saúde que ele transformou em lei em Massachusetts deixaram-no aberto às críticas de seu partido. E a Casa Branca se juntou a isso, fazendo muitos elogios que pouco ajudam ao plano, que, assim como a lei federal, inclui uma cláusula que obriga os residentes a terem cobertura.

As primárias também levantaram questões sobre as baixas taxas de impostos que ele pagou, levando em consideração uma fortuna estimada em US$ 250 milhões, um padrão de mudança de posições que seus oponentes chamam de vira-casaca; e uma propensão a dar declarações chocantes, como num comentário na CNN em que ele disse “não estar preocupado com os muito pobres”.

(Texto publicano originalmente pelo "The New York Times" em 3 de julho de 2012)