Topo

Dados mostram moda do 'corpo de pai': eles têm, em média, 4,5 kg a mais

Talvez Seth Rogen não seja um modelo de "dad bod" ruim, afinal - Chris Pizzello/AP
Talvez Seth Rogen não seja um modelo de 'dad bod' ruim, afinal Imagem: Chris Pizzello/AP

Josh Barro e Justin Wolfers

22/05/2015 06h01

A internet fervilhou neste mês com comentários sobre o recente interesse das mulheres pelos "dad bods", ou seja, pelo físico um pouco mais relaxado de homens que se tornaram pais.

Se você for como nós, você se perguntou: “Será que sabemos ao certo que tipo de corpo os pais têm? Seth Rogen é citado como um arquétipo do ‘dad bod’, e ele nem sequer tem filhos. Estou realmente gostando desse debate nacional sobre o corpo dos pais, mas eu gostaria de um maior rigor quantitativo”.

Bem, seu desejo se tornou realidade. Nós descobrimos exatamente quanto o corpo de um homem fica mais redondo, em média, quando ele se torna um pai. Para fazer isso, nós nos concentramos em homens de 18 a 45 anos e comparamos aqueles que tinham filhos menores de 18 anos em casa com aqueles que não tinham.

Resultado: em média, os pais têm 4,5 kg a mais do que os não pais; eles têm cerca de 5 cm a mais de cintura e suas barrigas ficam mais protuberantes em cerca de 1,5 cm.

Sabemos disso porque os Centros de Controle e Prevenção de Doenças fazem medições nacionais de nossa barriga de cerveja. A cada punhado de anos, o Departamento Nacional de Pesquisa em Saúde e Nutrição arrebanha cerca de 5.000 homens e mulheres em trailers médicos para serem picados, cutucados, medidos e pesados. Os profissionais de saúde calculam o diâmetro abdominal sagital com a pessoa deitada sobre uma mesa, para que possam medir a altura do umbigo em relação à superfície da mesa e obter uma avaliação objetiva, científica, da barriga –-crucial para a ciência dos "dad bods".

Os últimos dados desta pesquisa constataram que metade dos não pais na faixa de 18 a 45 anos tinha um diâmetro abdominal sagital inferior a 20 cm, mas apenas 29% daqueles que eram pais. Mas os pais parecem usar sua barriga extra com algum grau de conforto. Apesar dos 4,5 kg a mais, o mesmo número de pais e não pais se descreveram como tendo “o peso certo”. (As proporções exatas foram de 49% e 53%.)

A satisfação paternal pode ser resultado da redução de expectativas: quando perguntados sobre o seu peso ideal, os pais deram um número 2,5 kg mais pesado do que o que os não pais. E os pais não pareciam estar fazendo nenhum esforço especial para combater o "dad bod": o número de pais e não pais que disseram ter tentado perder peso no último ano foi igual, sendo que 70% disseram que não.

  • 45310
  • true
  • http://mulher.uol.com.br/comportamento/enquetes/2015/05/04/voce-acha-homem-com-barriguinha-sexy.js

Nós não podemos dizer definitivamente que esse físico mais relaxado do "dad bod" é uma consequência da paternidade, e não uma causa. Afinal, se a internet estiver certa em dizer que os homens com uma camada extra de amortecimento são realmente mais atraentes, talvez eles sejam mais propensos a se reproduzir.

Duas evidências interessantes, entretanto, sugerem que há algo diferente sobre a vida dos pais que promovem o "dad bod". Embora os pais pesem 4,5 kg a mais do que os não pais, quando os homens com 27 anos ou mais dizem quanto pesavam aos 25 anos, a diferença de peso era muito menor, de apenas 1,5 kg.

E quase não se percebe o "dad bod" entre os pais recentes --aqueles cujos filhos ainda estão aprendendo a andar--, embora seja muito mais proeminente entre aqueles com crianças mais velhas e adolescentes. Ao longo dos anos, quando estes homens já estão relaxados em sua condição de paternidade, sua cintura parece relaxar com eles.

Esse relaxamento não parece estar apenas relacionado à idade. Da diferença de 4,5 kg que encontramos entre pais e não pais, 1,5 kg pode ser atribuído à idade: em parte, os pais tendem a ser um pouco mais pesados do que os não pais porque eles tendem a ser um pouco mais velhos. E os homens casados tendem a ser mais pesados do que os solteiros. Mas, mesmo ajustando as diferenças de idade e estado civil, persiste uma diferença notável entre o físico dos pais e não pais.

Alguns na mídia têm chamado o fenômeno do “dad bod” de duplo padrão: ninguém fala em tons de aprovação do “mom bod”, apesar dos mesmos dados demonstrarem uma aquisição de peso, cintura e tamanho da barriga aproximadamente igual para homens e mulheres que se tornam pais. Os pais de ambos os sexos ajustam suas expectativas da mesma forma: as mães da faixa etária em questão têm 4 kg a mais do que as não mães, mas, assim como os pais, elas ajustam o peso desejável por 2 kg em média. No entanto, tanto as mães quanto as não mães são muito mais propensas do que os pais e não pais em dizer que tentaram perder peso no ano passado e, em média, as mulheres relatam que gostariam de perder cerca de duas vezes mais peso que os homens.

O fascínio pelo “dad bod” parece ser uma das manifestações do duplo padrão de exigência, e talvez seja algo que os homens nos EUA já internalizaram, decidindo que tudo bem ficarem relapsos, pelo menos um pouco.

Outra constatação: a diferença de barriga entre pais e não pais é pequena quando comparada com a variação dentro de cada grupo. Dentro do grupo que examinamos, 42% dos pais tinham panças menores do que a média dos não pais, e 30% dos não pais tinham mais barriga do que a média dos pais, pelo menos segundo essas medidas.

Então, talvez Seth Rogen não seja um modelo de “dad bod” ruim, afinal. Assim como não é preciso ir à praia para ter um “corpo de praia”, não é preciso ter filhos para ter um “dad bod”, como já sabem 30% dos não pais americanos de 18 a 45 anos de idade.