Topo

Dicas para prolongar a sensação boa depois das férias

Montagem Divulgação/Getty Images
Imagem: Montagem Divulgação/Getty Images

Stephanie Rosenbloom

29/06/2015 06h01

Uma colega voltou recentemente de uma viagem à Europa com aquele brilho inconfundível de “acabei de voltar de férias”. Tentando prolongar isso pelo maior tempo possível, ela usou várias estratégias, entre elas colocar as passagens de avião usadas bem na frente de sua mesa de trabalho e deixar os recibos da Torre de TV em Berlim e da Torre Eiffel em Paris em cima de um gaveteiro de seu quarto pelo qual ela passa toda manhã.

“Isso simplesmente está à minha volta", disse ela sobre ter posicionado estrategicamente suas lembranças de férias. “Isso mantém as boas vibrações.”

Ela também fez questão de incorporar alguns itens que trouxe da viagem em sua vida cotidiana em Nova York.

De Berlim, por exemplo, ela trouxe uma batedor de leite Bodum prateado com a ideia de que, quando voltasse para casa, prepararia o café da mesma forma que uma amiga fazia para ela todas as manhãs em Berlim. (Sim, ela poderia ter comprado um batedor Bodum em Nova York, mas o dela está imbuído de significado porque foi comprado em Berlim, onde a amiga também tinha adquirido o dela.)

Usar roupas compradas nas férias também ajuda, disse ela, especialmente se você usou aquele vestido novo pela primeira vez num clube de jazz ou quando caminhava do Quartier Latin ao Marais.

“Isso traz de volta as memórias", disse ela, "porque você está vestindo suas memórias".

Eu gostei das estratégias dela e comecei a me perguntar sobre outras possíveis táticas para prolongar as férias.

Vários estudos sugerem que pode-se ter muito prazer em planejar ativamente um período de férias: ver fotos dos lugares que você planeja visitar, ler sobre a cultura, fazer reservas para jantar ou simplesmente se imaginar passando um tempo no lugar.

Conservar o prazer depois de um bom período de férias é mais difícil.

Os pesquisadores descobriram que esse brilho, quando ele existe, desaparece rápido.

De fato, um desses estudos, publicado em 2010 em Pesquisa Aplicada em Qualidade de Vida, pesquisou 1.530 holandeses e constatou que só os turistas que disseram ter feito uma viagem "muito relaxante” se beneficiaram em termos de felicidade pós-férias. E mesmo entre esse grupo, a sensação boa após as férias durou apenas em torno de duas semanas.

Uma razão possível pela qual as pessoas tenham mais facilidade para imaginar suas férias do que para reter a sensação posterior é que, em geral, a expectativa evoca sentimentos e imagens mais fortes.

Uma pesquisa publicada no "Journal of Experimental Psychology" em 2007 por Leaf Van Boven, da Universidade do Colorado, em Boulder, e Laurence Ashworth, da Queen’s University em Kingston, Ontario, descobriu "a tendência de relatar emoções mais intensas durante o período de expectativa do que o de retrospectiva é forte e onipresente na vida cotidiana."

Tudo não está necessariamente perdido no momento em que você sai do avião. Há algumas coisas que você pode fazer antes de viajar e quando voltar para casa que podem ajudar a mantê-lo com um estado de espírito de férias.

1. Planeje: Certifique-se de que suas férias provavelmente gerarão memórias felizes, determine antecipadamente os detalhes que podem dar errado. Planejar bem as férias diminui o estresse, de acordo com a pesquisa realizada por Shawn Achor, fundador da Good Think, uma firma de consultoria em Cambridge, Massachusetts, junto com Michelle Gielan, fundadora do Institute for Applied Positive Research.

“Férias mal planejadas e férias estressantes eliminam o benefício positivo de passar um tempo longe”, escreveu Achor numa série para um blog da Harvard Business Review no ano passado. “Férias positivas, bem planejadas, podem deixá-lo feliz e menos estressado, e você pode voltar com mais energia para o trabalho e com mais sentido para sua vida."

2. Relembre: A maioria das pessoas volta rápido para seu nível básico de contentamento pouco depois de voltar de férias. Mas os psicólogos dizem que relembrar uma viagem, mesmo muito tempo depois de ela ter acabado, pode proporcionar um profundo prazer no presente.

"Folhear um álbum de fotos ou assistir a vídeos antigos (nós no Grand Canyon, eu dirigindo minha moto) ajuda a reviver a experiência positiva e os sentimentos positivos que tivemos na época", escreve Sonja Lyubomirsky, professora de psicologia na Universidade da Califórnia, Riverside, em “The Myths of Happiness" ["Os Mitos da felicidade”].

Isto também pode ser feito, segundo ela e outros pesquisadores, desfrutando dos detalhes de uma viagem (o cheiro de jasmim no parque, o som da orquestra no anfiteatro) e compartilhando-os com outras pessoas.

“Em vez de deixar as coisas e experiências pelas quais pagamos acumulando poeira nas prateleiras, no armário e na memória, podemos literalmente experienciá-las no presente (por exemplo, tirando aquele jogo de tabuleiro antigo do armário) ou metaforicamente (por exemplo, relembrando as férias de verão)."

3. Recolha-se: “Não existe nenhum outro lugar mais idílico, nenhuma casa de veraneio mais tranquila e privada do que nossa própria mente, especialmente quando ela está decorada de uma forma que simplesmente olhar para dentro nos acalma”, escreveu o imperador romano Marco Aurélio em uma tradução de suas “Meditações” feita por C. Scot Hicks e David V. Hicks.

“Tire estas férias com a frequência que quiser“, continuou ele, "e assim recarregue seu espírito".

Sabendo que eu estava buscando maneiras de conservar a sensação das férias, um outro colega compartilhou comigo esse trecho, que parece tão relevante nos anos 2000 quanto nos anos 100.

A importância das férias tem sido explorada em vários estudos, incluindo em um publicado na revista "Society and Mental Health" em 2013.

Os autores, entre eles Terry Hartig, professor do Departamento de Psicologia da Universidade de Uppsala, Suécia, analisaram se os benefícios potenciais das férias (ter mais energia, menos queixas de saúde, mais satisfação com a vida) poderiam se espalhar entre os indivíduos, contribuindo “mais para a saúde da população do que a soma dos benefícios para os trabalhadores individualmente".

Usando dados de uma indústria farmacêutica aliados ao sistema nacional de saúde da Suécia e fontes governamentais, eles descobriram que a distribuição de antidepressivos diminuiu com um aumento do número de trabalhadores em férias. Idealmente, grandes fatias da população tirariam férias simultaneamente para o que os pesquisadores chamaram de “restauração coletiva”.

Os pesquisadores descobriram que ter boas férias pode não só beneficiar você, também pode beneficiar os outros. Os bons sentimentos com os quais você volta podem se espalhar para os seus colegas, mesmo que eles não tenham tirado férias.

Então, considere incentivar sua colega de trabalho a colocar aqueles cartões postais na parede da baia, ou usar aquela nova pulseira de Santorini. Quem sabe? Quanto mais feliz ela estiver depois que voltar das férias, mais feliz você ficará também.