Topo

Esse conteúdo é antigo

Cármen Lúcia: Irresponsabilidade política causou tragédia de 100 mil mortos

"Cem mil mortos [é uma tragédia que] não precisava de ter acontecido", lamentou a ministra Imagem: Nelson Jr./SCO/STF

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

11/08/2020 19h16Atualizada em 11/08/2020 20h19

A ministra Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou hoje que a "irresponsabilidade política" foi um dos fatores que levaram à marca de 100 mil mortos pela covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, estatística que a ministra classificou como uma "tragédia".

"Esta pandemia esta patenteando exatamente isso, tornando escancarado como a irresponsabilidade política, junto com a falta de escrúpulo econômico, principalmente no espaço particular empresarial, junto com cidadãos que não pensam nos outros e não se comprometem com os outros, levaram a um fim de semana como esse que nós acabamos de ter, de uma sociedade enlutada por todos que tenham alguma sensibilidade", disse a ministra.

"Cem mil mortos é uma tragédia, 100 mil mortos não precisava de ter acontecido, em que pese ser fato que este coronavírus é realmente uma doença grave e que acometeria muita gente", afirmou Cármen Lúcia.

"Mas foi uma atuação estatal — aliada a uma atuação em parte de uma sociedade perplexa, aturdida diante de tantos desmandos, de tanta falta de orientação segura seguindo-se a ciência e a medicina de evidências — que nos levou a um fim de semana de luto e que, portanto, um luto que impõe luta permanente pela democracia", concluiu a ministra.

Cármen Lúcia participou na tarde de hoje de um debate online organizado pelo IAB (Institutos dos Advogados Brasileiros), cujo tema foi "A defesa da democracia".

No último sábado (8), o Brasil superou a marca de 100 mil mortes provocadas pela covid-19. A primeira morte pela doença no país foi registrada em março, em São Paulo.

No domingo (9), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) saiu em defesa das ações do governo federal de combate à pandemia, mas voltou a criticar medidas radicais de isolamento social e também a cobertura dada pela Rede Globo ao tema, que ressalta as recomendações de distanciamento social emitidas por diversos especialistas e pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Apesar de ter apontado a "atuação estatal" e a falta de orientação pela ciência como responsáveis pela situação da doença no país, a ministra Cármen Lúcia não citou nomes de nenhum político durante sua palestra no evento do IAB.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cármen Lúcia: Irresponsabilidade política causou tragédia de 100 mil mortos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Coronavírus