Vietnã realiza polêmica festividade de sacrifício de porcos
Milhares de vietnamitas se reuniram nesta terça-feira para assistir ao sacrifício de porcos em praça pública, uma tradição ancestral criticada pelos defensores dos animais.
Como todos os anos, os habitantes de Nem Thuong, na província de Bac Ninh, cortaram dois porcos com machados. Uma morte pública para trazer boa sorte.
Ao som de tambores, os dois porcos foram exibidos, levados em procissão por moradores vestidos de vermelho antes de serem amarrados e cortado pela metade, sob os aplausos da multidão.
Eles, então, mergulharam notas na poça de sangue dos animais, fonte de boa sorte no início do Ano Novo Lunar.
A ONG Animals Asia Foundation denunciou esta tradição como "utilizar a cultura como uma desculpa" e um ato de "crueldade animal".
O Ministério da Cultura, Esportes e Turismo vietnamita pediu em vão para os aldeões evitar o ritual sangrento em um país com pouca tradição de defesa dos direitos dos animais, em que a carne de gato e de cão são consumidas.
No mesmo dia, milhares de fiéis taoístas se reuniram no norte de Taiwan para um festival de alimentação de suínos. O festival "santo porco" comemora o aniversário de Zushi, um deus do taoísmo.
Mas nesta aldeia no Vietnã, única a manter essa tradição, nenhuma referência ao taoísmo: a festa celebra um general do século XIII que lutou contra o exército imperial chinês
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.