Topo

Falha primeiro transplante de útero dos EUA

Marvin Fong/ The Plain Dealer
Imagem: Marvin Fong/ The Plain Dealer

09/03/2016 22h23

O primeiro transplante de útero realizado nos Estados Unidos deu errado depois que a receptora sofreu complicações que fizeram com que os médicos removessem o órgão - informou a Cleveland Clinic nesta quarta-feira (9).

"Lamentamos informar que nossa paciente, Lindsey, teve uma complicação repentina que necessitou a retirada do útero transplantado", disse o hospital em declaração.

Ela estava "indo bem" e "se recuperando" depois da cirurgia para remoção do órgão, segundo a instituição, que não deu maiores detalhes.

Em 25 de fevereiro, a mulher recebeu um útero de uma doadora de 30 anos que havia dado à luz previamente e morreu de forma repentina, informaram os médicos da Clínica de Cleveland, em Ohio (nordeste). A cirurgia levou nove horas.

Na segunda-feira, a equipe médica concedeu uma coletiva de imprensa ao lado de Lindsay, de 26 anos, que apareceu sorrindo.

O hospital afirmou que está avaliando as causas para o fracasso do transplante, e disse que seus testes clínicos - cujo objetivo é realizar transplantes de útero em 10 mulheres - vão continuar.

A universidade de Gotemburgo, na Suécia, conseguiu realizar o primeiro transplante de útero em 2013.

A receptora deu à luz a primeira criança concebida após um transplante de útero em setembro de 2014.

A equipe de médicos sueca conseguiu realizar transplantes bem-sucedidas em quatro mulheres até hoje.

O transplante é temporário, com o objetivo de possibilitar que as mulheres possam engravidar de até duas crianças num período de cinco anos.

O útero transplantado deve então ser removido para evitar a longa exposição a drogas destinadas a impedir que os corpos das mulheres rejeitem os órgãos transplantados.