Topo

Sobram idosos e faltam geriatras em São Paulo

18/09/2007 10h40

São Paulo - Os avanços da medicina estão fazendo os habitantes do Estado de São Paulo viver mais. Só que o número de profissionais que cuidam da saúde da terceira idade não acompanhou essa evolução. Enquanto o índice de envelhecimento em São Paulo, calculado pela Fundação Seade, cresceu 117,6% nas últimas duas décadas e a expectativa de vida passou de 68 anos em 1991 para 71 anos em 2000, a geriatria continua sendo uma especialidade escassa. No Estado todo, são apenas 250 médicos na área, para tratar 3,9 milhões de idosos. Na rede municipal de saúde da capital paulista, por exemplo, 12 geriatras precisam atender 1,1 milhão de pessoas da terceira idade. A rede estadual tem só 68.

O problema da falta de especialistas para pessoas com mais de 60 anos não se limita à insuficiência de médicos. Os poucos geriatras que atuam em São Paulo se dividem entre hospitais particulares e públicos. "Os salários das unidades privadas são bem mais atrativos", comenta o diretor da Associação Médica Brasileira (ABM), Aldemir Soares. Em uma conta rápida, se todos os idosos precisassem dos geriatras do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado, cada um dos profissionais precisaria atender 47 mil pacientes. Na capital, a proporção ficaria de 93 mil para cada médico.

Segundo o presidente da sede paulista da Sociedade Brasileira de Geriatria, Toshio Shiba, a equação 'sobra de idosos e falta de especialista' não é um problema só do Estado. "Se você pensar que no País inteiro são 542 geriatras e 250 estão concentrados em território paulista, fica evidente que a geriatria é uma falha nacional." Shiba diz que não há desinteresse dos estudantes em seguir na área de geriatria. "Mas a oferta de vagas para residência é muito restrita", afirma. Em São Paulo, onde estão os principais hospitais-escola, a Comissão Nacional de Residência Médica, ligada ao Ministério da Educação, ofereceu só 68 vagas para geriatria. Na pediatria, por exemplo, foram fornecidas 626 vagas. As informações são do Jornal da Tarde

AE