Topo

Especialistam indicam restaurantes por quilo para perder peso

Da Agência Estado

11/10/2007 10h29

O Brasil está engordando. Só na região Sudeste, 28,5% das pessoas são obesas, segundo dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). Hoje, Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, é bom descobrir que, entre as opções que existem para reverter esta trajetória de 'arredondamento' da população estão os populares restaurantes por quilo, e os refeitórios de empresas. Segundo médicos nutrólogos e nutricionistas, esse tipo de serviço de alimentação, com pratos prontos e variados, pode ser uma ótima alternativa para quem procura a nutrição saudável.

"A pessoa pode escolher a quantidade de comida que irá ingerir e ter acesso a uma grande variedade de alimentos", explica o médico nutrólogo Valter Makoto Nakagawan, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia. Os restaurantes por quilo ainda dão um 'desconto' para quem se comporta bem à mesa: quem come menos paga menos. Ou seja, a pessoa economiza dinheiro e calorias.

O cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração, Daniel Magnoni, alerta que de nada irá adiantar ir a um restaurante por quilo, ou se alimentar no refeitório, para encher o prato com empadão de frango, berinjela à dorê e bife à milanesa. "As pessoas ou não sabem, ou não querem, ter uma escolha saudável", diz Magnoni. "No momento da escolha existe um confronto entre o saudável e a tentação. Muitos pensam 'vou colocar um pedaço de lasanha só desta vez'", exemplifica.

Mas, quem consegue se comportar pode sair ganhando - ou melhor, perdendo quilos. A assistente de eventos Gisele Veiga, de 27 anos, perdeu 6 kg desde que trocou os mega sanduíches dos fast-foods pelo arroz com feijão do restaurante da empresa onde trabalha. As informações são do Jornal da Tarde

AE