Topo

Começa sábado vacinação contra gripe para idosos

23/04/2008 09h52

São Paulo - Começa neste sábado a campanha de vacinação contra a gripe para pessoas com mais de 60 anos. A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo quer vacinar pelo menos 80% dos 3,7 milhões de idosos do Estado até dia 9 de maio, quando termina a campanha.

Segundo Helena Sato, do Centro de Vigilância Epidemiológica da secretaria, a vacinação tem uma importância maior para o idoso porque nessa fase o organismo tem mais dificuldade em se recuperar dos efeitos do vírus da gripe. Por complicações causadas pela gripe, um idoso pode até pegar pneumonia e ser internado. "A vacina contra a gripe reduz as internações em 70%", explica.

Helena garante ser impossível adquirir a doença por ter tomado a medicação. "A vacina é constituída de pedacinhos do vírus, que ativam as defesas do organismo mas não causam problemas." As únicas pessoas que devem evitar tomar a vacina, segundo ela, são aquelas que têm reações alérgicas ao comer ovo, como falta de ar, placas na pele ou inchaço dos olhos ou boca . Isso porque a vacina é produzida em ovos de galinha.

Durante a campanha contra a gripe, a secretaria também vai aplicar a vacina dupla adulto (contra tétano e difteria) e a que previne o pneumococo (bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites). Além disso durante a campanha, em 459 municípios, incluindo a capital paulista, vão ser realizados exames preventivos contra o câncer de boca nos postos de vacinação. As informações são do Jornal da Tarde

AE