Topo

Tuberculose mata cerca de 6 mil pessoas por ano no Brasil

05/06/2008 17h46

São Paulo - Contra a tuberculose existe vacina e medicação eficiente, mas ainda assim a doença infecta pelo menos 85 mil pessoas e mata cerca de 6 mil por ano no Brasil, em grande parte por falta de tratamento. Os números estão em leve queda no País, mas a moléstia ainda preocupa por causa da desatenção da população.

Em todo o mundo, essa é a doença infecciosa curável que mais mata - são quase 5 mil vítimas por dia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela ocorre em sua maioria em países subdesenvolvidos e em bolsões de pobreza. O Brasil é o 15º país do mundo com mais infecções, e São Paulo lidera o ranking nacional.

"O problema é que as pessoas nessas situações têm pouco acesso ao tratamento. Aqui no Brasil a medicação é distribuída gratuitamente no sistema público de saúde, o tratamento é eficaz, mas os doentes às vezes nem sequer chegam ao médico", explica o pneumologista Roberto Rodrigues Junior.

As condições de moradia dessa população acabam privilegiando a transmissão da doença. "É comum termos em favelas várias pessoas dividindo o mesmo cômodo. Se um morador está doente, todos vão acabar ficando", lembra Rodrigues.

A tuberculose é transmitida quando o paciente elimina o bacilo causador da doença por tosse ou espirro. Mas não é todo mundo que tem contato com a bactéria que ficará contaminado ou irá desenvolver a doença. Pessoas vacinadas estão protegidas contra as formas mais graves e, de um modo geral, o organismo resiste, e a doença não se desenvolve. No entanto, em condições de pobreza a situação é outra.

Alimentação deficiente e sistema imunológico debilitado abrem espaço para a tuberculose se desenvolver. Os mais suscetíveis são idosos e pacientes com aids - segundo a OMS, 15% dos portadores de tuberculose são HIV positivo. A doença pode ser curada, mas o maior medo dos médicos é que se desenvolvam variantes mais resistentes. Os remédios hoje usados são muito antigos e não dariam conta.

AE

AE