Topo

Associação estréia em site serviço para tirar dúvidas sobre tabaco

29/08/2008 16h00

São Paulo - A Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead) disponibiliza em seu site, a partir de hoje, Dia Nacional Contra o Fumo, um serviço para tirar as dúvidas sobre o tabaco. Além de enviar perguntas e se informar sobre tratamento, o fumante poderá fazer um teste online, para medir o seu grau de dependência e receber o resultado instantaneamente.

Segundo a presidente da entidade, Analice Gigliotti, embora 80% dos usuários desejem parar, apenas 40% tentam efetivamente abandonar o cigarro. "Entre os que buscam libertar-se por conta própria, somente 10% são bem sucedidos", revela. O Brasil está entre os dez países com mais fumantes no mundo, segundo um comunicado da Organização Mundial de Saúde divulgado recentemente. Dos cerca de 1,25 bilhão de fumantes ao redor do planeta, mais de 30 milhões são brasileiros.

O fumo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e está ligado à origem de tumores malignos em oito órgãos (boca, laringe, pâncreas, rins e bexiga, além do pulmão, colo do útero e esôfago). Dos seis tipos de câncer com maior índice de mortalidade no Brasil, metade (pulmão, colo de útero e esôfago) tem o cigarro como um de seus fatores de risco.

AE