Topo

Anvisa proíbe medicamentos com CFC a partir de 2011

Da Agência Estado<br>Em São Paulo

27/11/2008 12h30

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que a partir de janeiro de 2011 os medicamentos que contém gás clorofluorcarbono (CFC) não poderão ser mais produzidos ou importados. A medida é válida para os produtos que utilizam gases propelentes do tipo clorofluorcarbonos, como as bombinhas para asma, que abrangem ainda triclorofluormetano (CFC 11), diclorodifluormetano (CFC 12), diclorotetrafluoretano (CFC 14) e outros clorofuorcarbonos.

Arquivo Folha Imagem
Até julho do ano que vem, fabricantes de remédios com CFC, como bombinhas para asma, deverão colocar nas bulas e embalagens o seguinte aviso: "Este medicamento contém substâncias que agridem a camada de ozônio e por isso será substituído. Procure seu médico para orientações"
Os fabricantes desses medicamentos também deverão colocar, nas bulas e embalagens, o seguinte aviso: "Este medicamento contém substâncias que agridem a camada de ozônio e por isso será substituído. Procure seu médico para orientações". A advertência deve ser incluída até 31 de julho de 2009.

Segundo o gerente de Pesquisas, Ensaios Clínicos, Medicamentos Biológicos e Novos da Anvisa, Jorge Samaha, já existem alternativas ao CFC. Um exemplo é o gás hidrofluoralcano (HFA). As empresas fabricantes deverão entrar com o pedido de adequação dos produtos até 31 de julho de 2010. Na Anvisa, há 12 medicamentos registrados que utilizam o CFC como propelente (para dar impulso). Esses medicamentos são aerossóis utilizados em casos de asma e doenças pulmonares.

AE

Mais
Infográfico: Entenda como é formada a camada de ozônio