Topo

Só malhar abdômen não reduz danos da gordura visceral, diz especialista

Da Agência Estado<br>Em São Paulo

20/04/2009 11h25

A incômoda circunferência indica a quantidade de gordura na região abdominal pode ser o atalho para doenças, como as cardiovasculares, sem falar na obesidade. Há até uma fórmula usada pelos especialistas para determinar os riscos à saúde, levando-se em conta a proporção cintura-quadril. Quanto mais elevado o índice, maior a gordura visceral, aquela que se instala entre os órgãos vitais e aumenta o risco de danos no organismo. No entanto, só malhar o abdômen não emagrece, alertam os especialistas.

Arquivo Folha Imagem
É preciso aliar dieta, musculação e atividades aeróbicas, como correr ou pedalar, para perder gordura no abdômen
CERVEJA DÁ BARRIGA?
PÍLULA PREJUDICA GANHO MUSCULAR
OBESIDADE ATRAPALHA VELHICE
BONS HÁBITOS ALIVIAM ANSIEDADE
UOL DIETA
A combinação má alimentação, ingestão de álcool e sedentarismo é a causa mais comum do aparecimento da barriga masculina. É preciso aliar dieta, musculação e atividades aeróbicas, como correr ou pedalar, para perder gordura. "Os músculos abdominais participam da maioria dos movimentos que realizamos e colaboram na sustentação da postura", explica o personal trainer Danilo Caggiano, da Academia Pelé Club.

A redução de gordura no abdômen exige mudanças de hábitos à mesa. "Para evitar a barriga é preciso controlar a alimentação, comer de três em três horas e reduzir a ingestão das calorias em excesso, como as das bebidas. Se a pessoa controlar de segunda a quinta, extrapolar sexta e sábado, e retomar o controle na tarde do domingo, já haverá um equilíbrio. O problema é extrapolar cinco dias e nos outros dois não conseguir comer porque está de ressaca", pondera o professor Mauricio Antunes, coordenador de musculação da Academia Triathon, em São Paulo.

O ganho de peso é, em geral, diferente para homens e mulheres. "O homem, ao ganhar peso, vai acumular gordura na região abdominal, enquanto a mulher engorda mais no quadril", diz Antunes. Para saber as medidas, David Zinczenko ensina no livro A Dieta do Abdômen, a fazer o cálculo. Você deve medir a cintura na altura do umbigo e o quadril no ponto mais largo, em torno das nádegas. Por exemplo, se seus quadris têm 101 cm e a cintura no nível do umbigo mede 97 cm, sua proporção cintura-quadril é de 0,96. O objetivo para quem quer ter um corpo em forma é chegar a uma proporção cintura-quadril de 0,92 ou mais baixa.

AE