Topo

Especialistas alertam para excesso de gordura e açúcar em panetones

Da Agência Estado

22/12/2009 11h00

Ótimo ao paladar, os panetones - seja a versão com gotas ou pedaços de chocolate, seja a tradicional, com frutas cristalizadas - são ruins para a saúde se consumidos em demasia, em razão dos excessos de açúcar e gordura, que fazem do bolo uma bomba calórica.

Os riscos do consumo excessivo dos "bolos do Papai Noel" são muitos, se inseridos em uma dieta rica em gordura e açúcar e em comportamentos perigosos, como o sedentarismo. A nutricionista Leila Nasser faz a enumeração: "Obesidade, problemas circulatórios, no coração, aumento no colesterol, aumento da glicemia - que pode levar ao surgimento de diabete do tipo 2 - e hipertensão", diz ela, de uma só vez.

Arquivo Folha Imagem
Todos os panetones, sobretudo os feitos com chocolate, são altamente calóricos: uma fatia de 80 g tem mais de 300 kcal
CONHEÇA AS CALORIAS DE ALGUNS ALIMENTOS TÍPICOS DE FIM DE ANO
VEJA RECEITAS PARA UM NATAL LIGHT
UOL CIÊNCIA E SAÚDE
A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) divulgou recentemente um trabalho em que analisou as 16 principais marcas de panetones de chocolate. No ano passado, foi feito um teste semelhante com panetones tradicionais. Comparando os resultados (e gostos à parte), o mais indicado é o panetone tradicional.

Todos os panetones, sobretudo os feitos com chocolate, são altamente calóricos - muitos têm em uma fatia de 80 gramas mais de 300 calorias, limite recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para um lanche na dieta de um adulto sem restrições alimentares (2 mil calorias).

A quantidade de açúcar também supera o consumo indicado - tanto em panetones tradicionais como nos de chocolate. A Pro Teste sugere que, em um lanche, o teor de açúcar não passe de 7,5 gramas. O índice encontrado chegou a 20 gramas - pouco mais que duas vezes e meia em relação ao índice sugerido pela associação.

Gordura

O nível de gordura total também extrapolou o limite de 8,25 gramas para um lanche. Nas versões feitas com chocolate, a quantidade chegou a 15 gramas. Com tantas informações nada agradáveis para os fãs de panetones, o que fazer? Manuela Dias, nutricionista e pesquisadora da Pro Teste, não recomenda o consumo, sobretudo no caso dos panetones de chocolate.

Se for impossível tirar o produto do cardápio, é preciso ter bom senso. "Quem quiser consumir, que seja nesta época e de maneira moderada. Mas a gente sabe que a maior parte das pessoas não come uma fatia só", diz. O cuidado deve ser ainda maior com as crianças, já que os panetones de chocolate são mais populares entre elas. As informações são do Jornal da Tarde.

AE