Topo

Novo Código de Ética Médica veta terapia inútil em doente terminal

12/04/2010 09h12

Brasília - Os médicos não devem mais praticar tratamentos desnecessários em doentes terminais, recomenda a nova versão do Código de Ética Médica (CEM), que entra em vigor amanhã. Em vez de ações ?inúteis ou obstinadas?, como diz o texto, é aconselhada a adoção de cuidados paliativos, que reduzem o sofrimento do doente. Com as mudanças, uma pessoa com câncer terminal não deve ser submetida, por exemplo, a tratamentos com remédios que possam só lhe trazer efeitos colaterais e nenhuma melhora. A medida foi comemorada por médicos especializados nos cuidados paliativos.

O conselho decidiu não incluir a ortotanásia no texto, que é a possibilidade de suspender terapias, como a oxigenoterapia, em caso de doença grave ou terminal. Em 2006, o Conselho Federal de Medicina (CFM), entendendo que a ortotanásia já era uma realidade nos hospitais, editou uma resolução nesse sentido, mas o Ministério Público Federal conseguiu barrá-la na Justiça. A Procuradoria da República no Distrito Federal ingressou com uma ação civil pública, comparando a ortotanásia ao homicídio. ?A resolução foi suspensa por uma liminar, mas até hoje o mérito da ação não foi julgado?, conta o presidente do CFM, Roberto Luiz D?Ávila.

?A redação foi bastante cuidadosa para afastar qualquer comparação com outras práticas?, diz o presidente. Ele acredita que, com esse novo texto, o assunto seja finalmente esclarecido. ?A medida não é para negar assistência. Há apenas uma recomendação para que tratamentos desnecessários, que prolonguem o sofrimento, sejam evitados.? As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Lígia Formenti