Topo

Barulho de trânsito pode aumentar risco de ataque do coração

The New York Times

03/07/2012 18h19

Um novo estudo publicado no periódico PLoS One sugere que o ruído causado pelo trânsito pode ser mais do que apenas um incômodo. Pode aumentar o risco de ataque cardíaco.

Cientistas dinamarqueses estudaram 57.053 moradores de Copenhagen e Aarhus, com idade entre de 50 e 64 anos no início do estudo e, em uma média de 10 anos, houve 1.600 ataques cardíacos durante o período.

Com os endereços dos participantes e com um método preciso que tem sido utilizado por muitos anos na Escandinávia para calcular o ruído, eles estimaram a exposição de cada um dos indivíduos ao ruído do tráfego de carros e caminhões. Os cientistas apontaram uma série de características conhecidas para os riscos de ataque do coração: idade, sexo, tabagismo, dieta, consumo de álcool, atividade física, educação, ruído ferroviário e de aeroportos e poluição do ar.

Eles descobriram que mesmo depois de controlar esses riscos, juntamente à pressão arterial, colesterol e diabetes, cada aumento de 10 decibéis de exposição ao ruído de tráfego foi associado com um risco 10% maior de ataque cardíaco.

A relação entre os dados pode não ser causal, e os pesquisadores sugerem dois mecanismos possíveis.

"Um é que o ruído do tráfego perturba o sono, e você pode estar sendo perturbado mesmo sem perceber", disse a autora principal do estudo, Mette Sorensen, da Sociedade Dinamarquesa do Câncer.

Outros tipos de estresse também podem ser um fator, acrescentou, "mas pensamos que o ruído durante a noite é mais perigoso".