Topo

Brasileiro se considera liberal, mas tem muito preconceito em relação a sexo, diz especialista

O homem possui o hormônio testosterona em muito maior quantidade que a mulher; o que leva muitas pessoas a pensarem que, por essa diferença, tenha mais desejo sexual que ela - Getty Images
O homem possui o hormônio testosterona em muito maior quantidade que a mulher; o que leva muitas pessoas a pensarem que, por essa diferença, tenha mais desejo sexual que ela Imagem: Getty Images

Cármen Guaresemin

Do UOL, em São Paulo

06/02/2013 07h00

Quando se ouve a palavra "Brasil" no exterior, os estrangeiros geralmente pensam num povo alegre e extremamente sexual, livre de convenções. Esta imagem, muito ligada ao Carnaval, condiz com a realidade? “A impressão que o resto do mundo tem da sexualidade do brasileiro não é verdadeira, na medida em que temos muito desconhecimento e preconceito em relação ao sexo”, admite a psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do programa de estudos em sexualidade da Universidade de São Paulo.

Ela comenta que, ao comparar o brasileiro a europeus e africanos, isso fica muito claro: temos mais restrições, mitos, tabus e falta de conhecimento sobre o tema. “Por exemplo, muitos pensam que sexo oral não transmite doenças! Ou seja, ignoram a realidade”, alerta.

E acrescenta: “Tudo que é exposto tira a pessoa da zona de conforto e a faz entrar em outra realidade. E as pessoas nem sempre estão dispostas a descobertas. Porém, as coisas existem e estão aí”.

Homens x mulheres

Outro exemplo é a ideia, bem arraigada no inconsciente coletivo, de que o homem sente mais desejo sexual que a mulher. O ginecologista do Hospital 9 de Julho José Domingos Borges acredita que isso aconteça porque a excitação masculina é diferente da feminina: “As mulheres têm necessidade de mais sofisticação e mais cuidado”.

O urologista Edgar Romanato, também do Hospital 9 de Julho, admite que alguns chegam a essa conclusão pelo fato de o homem possuir o hormônio testosterona em muito maior quantidade que a mulher, o que faria com que tivesse mais desejo sexual. “Porém, existem outras causas envolvidas na libido de cada um e esta é apenas uma delas”.

Quando se fala em tamanho e largura do órgão sexual masculino, brincadeiras e piadas à parte, uma preferência feminina está clara. “Pênis fino não agrada, é uma regra. É uma queixa mais frequente que a do tamanho. Grossos agradam mais, não que o tamanho não seja importante também”, conta a psiquiatra.

Abdo acrescenta: “A mulher sente menos satisfação quando o pênis é fino, pois o atrito com a parede da vagina dá mais prazer e o mais fino, em suas incursões não é tão estimulante”. Para os curiosos, ela diz que o tamanho médio do pênis do brasileiro fica entre 12 a 13 cm, segundo pesquisas. “Os tamanhos, normalmente, vão de 7,5 a 14 cm”, diz ela.

Para os que sonham com a possibilidade de aumentar o tamanho do órgão, uma má notícia: Romanato conta que os procedimentos que existem para aumentar o pênis não são aprovados pela Sociedade Brasileira de Urologia.

"Elas podem trazer prejuízo funcional. Apenas em casos extremos esse tipo de cirurgia pode ser realizada", diz ele. O mais curioso é que, segundo o urologista, a maioria dos casos em que o paciente procura o médico com esta queixa, o pênis está na média do brasileiro, que é de 13 cm em ereção.