Topo

Fotógrafo registra viagens de médicos voluntários para a região amazônica

Do UOL, em São Paulo

04/09/2013 07h00

O livro Expedicionários da Saúde, que será lançado na quarta-feira (25) às 19h na FNAC Pinheiros, reúne parte do material produzido pelo fotógrafo André François ao longo de oito viagens ao lado da organização que dá nome à publicação. A ONG leva atendimento médico, principalmente cirúrgico, para populações geograficamente isoladas da Amazônia.

François acompanha o grupo desde 2007, incluindo a primeira viagem internacional feita para o Haiti, após o forte terremoto que o país enfrentou em 2010. Além do ensaio fotográfico, a obra traz um diário de bordo que conta um pouco do dia a dia de uma expedição nas comunidades visitadas.

A relação do fotógrafo com os Expedicionários da Saúde veio ao longo de anos de trabalho documentando saúde no Brasil. A equipe de saúde dos Expedicionários mostra que, apesar das dificuldades de logística, é possível levar atendimento médico a regiões isoladas e fazer a diferença na vida de brasileiros com pouco contato com os grandes centros urbanos. 

Formada por médicos, enfermeiros, voluntários e agentes logísticos que viajam aos lugares mais remotos do Brasil, a organização presta atendimento médico para população indígena, respeitando a floresta e as tradições dos pacientes e seus familiares.

São dezenas de participantes e mais de oito toneladas de equipamentos que, a cada nova expedição, partem de Campinas, interior de São Paulo, tendo como destino um ponto qualquer da Amazônia onde haja a necessidade de atendimento. “Todos os médicos em início de carreira pretendem ajudar os outros, mas nem sei por que esse sonho se perde ao longo dos anos. Aqui damos a eles a oportunidade de praticar a solidariedade novamente. E o mais incrível é que não faltam voluntários. Quem vem uma vez quer voltar sempre”, comenta Ricardo Affonso Ferreira, ortopedista e fundador dos Expedicionários da Saúde.

O trabalho dos Expedicionários evita o trauma e o alto custo dos deslocamentos do índio e de sua família até os centros urbanos. Mais de 140 mil indígenas de 58 diferentes etnias já passaram pelos cuidados dos EDS, desde seu início em 2003.

“Os Expedicionários da Saúde reacendem a esperança, a doce e bendita esperança de que nem tudo está perdido e ganham nas imagens de André François, muito mais do que um registro histórico das expedições, o merecido reconhecimento ou visibilidade. Ganham na beleza de cada fotografia olhares de gratidão despercebidos na correria dos atendimentos”, Sydney Possuelo, sertanista e autor do prefácio do livro.

Serviço

Lançamento do livro "Expedicionários da Saúde"
Dia: 25 de setembro de 2013
Horário: 19h
Local: Fnac Pinheiros - Praça dos Omaguás, 34 - São Paulo