Topo

Análise indica que vitamina D não ajuda a prevenir osteoporose

The New York Times

28/10/2013 07h00

Em uma extensa análise de estudos, pesquisadores quase não encontraram evidências de que a ingestão de suplementos de vitamina D tenha qualquer efeito na prevenção da osteoporose em pessoas de meia idade.

Publicada no periódico The Lancet, a análise incluiu 23 experimentos randomizados, que avaliaram os efeitos da vitamina D sobre a densidade óssea de quatro regiões – espinha dorsal, colo, costela e antebraço – e envolveu 4 mil participantes, de um modo geral saudáveis e com idade média de 59 anos.

As dosagens diárias utilizadas foram de 500 a 800 ou mais unidades da vitamina e os horários de administração também foram variados. Em alguns estudos, os participantes também receberam cálcio.

A análise não descobriu aumento significativo da densidade óssea – nos dados reunidos ou em estudos individuais – e, de um modo geral, o número de resultados positivos não superou os casos previstos para ocorrerem ao acaso.

O grande número de participantes e a diversidade de formas de administração são pontos fortes consideráveis das conclusões obtidas nessa análise.

Os autores escreveram que a opinião geral de que a vitamina D promove a mineralização óssea provavelmente é incorreta.

"Não estamos falando de pessoas que sejam realmente deficientes em vitamina D", afirmou Ian R. Reid, principal autor do estudo e professor de medicina da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. "Entretanto, a vitamina D não contribui positivamente com as pessoas saudáveis que focam a prevenção da osteoporose."