OpiniãoPolítica

Tales: Bolsonaro é centro do golpe; fome de Braga Netto pelo poder choca

A queda do sigilo do relatório da Polícia Federal que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto e outros por um plano de golpe de Estado coloca, para o colunista Tales Faria, ambos no centro da articulação desvendada.

Tales afirmou durante o UOL News desta terça-feira (26) que é difícil Bolsonaro não ser preso em decorrência das investigações. A atuação aparentemente veemente de Braga Netto, vice de Bolsonaro na chapa que perdeu as eleições, também "impressiona", afirmou.

A minha impressão é que Bolsonaro está absolutamente no sal. [Bolsonaro] é o centro de tudo, diz o levantamento da Polícia Federal — aliás, extenso, muito bem baseado, é impressionante.

Bolsonaro é o centro da trama, e tem outro que é o general Braga Netto. Também é impressionante como ele foi mordido pela mosca azul, pela expectativa de ser vice-presidente e, quem sabe, herdar o poder do Bolsonaro, porque há um burburinho de que poderia haver um golpe dentro do golpe. A fome do Braga Netto de dar o golpe deixa a gente de orelha em pé.
Tales Faria

O colunista também afirmou que o relatório demonstra a necessidade de repensar o papel dos militares na República —desde a educação militar até a prática, que deve ser de "subserviência ao estado democrático de direito":

É hora de rever todo o papel dos militares no país. Não dá para ser um grupo cheio de ideologias ultrapassadas. Nos EUA, Trump pensou em dar um golpe, mas os generais logo avisaram: 'Não vem que não tem'.

É preciso que as Forças Armadas entendam seu papel de profissionalização e que isso seja ensinado nas escolas militares. Tem que ter aula de ética, civismo, profissionalização e subserviência ao Estado Democrático de Direito. Quem manda no Estado democrático são os civis.
Tales Faria

Veja a íntegra do programa:

Continua após a publicidade

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613) Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.