Topo

Farmacêuticos orientam a população no vão livre do Masp na segunda (5)

Do UOL

Em São Paulo

02/05/2014 17h25

Quem passar pelo vão livre do Masp, na Avenida Paulista, na segunda-feira (5), das 9 às 17h, poderá aferir a pressão arterial, a glicemia e ainda receber orientações sobre o uso correto de medicamentos. A ação chama-se Farmacêutico na Praça e está sendo organizada pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP).

Os serviços serão prestados por farmacêuticos voluntários que também irão analisar os medicamentos que as pessoas estão tomando para verificar algum tipo de perigo, interação medicamentosa, assim como problemas que possam interferir no tratamento. Os participantes também saberão a diferença entre medicamentos genéricos, similares e referência, formas adequadas de utilizar os medicamentos e dicas como beber com água, suco ou leite, melhor horário para toma-los, entre outros.

A iniciativa também marca o Dia Nacional do uso racional de medicamentos, comemorado em 5/05, e pretende contribuir com a orientação para que os números de casos de internações por intoxicação medicamentosa diminuam. Nos últimos cinco anos, o Brasil registrou quase 60 mil casos, segundo o Ministério da Saúde (Sinitox/Fiocruz).