Topo

Medicamento para câncer de mama se mostra eficaz para aumentar fertilidade

Nicholas Bakalar

Do The New York Times

27/07/2014 06h00

Pesquisadores descobriram um tratamento mais eficaz para uma das causas mais comuns de infertilidade: as mulheres com síndrome do ovário policístico (SOP), que possuem diversos cistos pequenos nos ovários que impedem os óvulos de amadurecer de forma adequada.

A infertilidade causada pela SOP geralmente é tratada com clomifeno (Clomid) para estimular a produção de óvulos. Porém, o letrozole (Femara), um medicamento contra o câncer de mama que não é aprovado para a indução da ovulação, talvez seja a melhor opção (os dois também são vendidos na versão genérica).

Publicado no periódico The New England Journal of Medicine, um estudo dividiu de forma aleatória 750 mulheres inférteis com SOP em dois grupos, cada grupo tomou um dos medicamentos. Elas realizaram até cinco ciclos de tratamento.

Após controlar os fatores como histórico de fertilidade, raça e diversos níveis de hormônios no sangue, os pesquisadores descobriram um aumento significativo da ovulação, fecundação e gestação nas mulheres que tomaram o letrozole.

As diferenças em relação aos efeitos colaterais e eventos adversos graves foram poucas entre os dois grupos, e as participantes que tomaram o letrozole estavam 44% mais propensas a dar à luz.

"Trata-se de uma forma mais segura, simples e eficaz de engravidar", afirmou Richard S. Legro, principal autor do estudo e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado da Pensilvânia. "Quando encontramos soluções mais fáceis, mais simples que a fertilização in vitro, devemos com certeza utilizá-las".