Topo

Chinês com crânio esmagado recebe prótese feita em impressora 3D

Do UOL, em São Paulo

24/09/2014 12h04

Um homem que teve o crânio esmagado após uma queda do terceiro andar de sua casa, na China, recebeu uma prótese de tela de titânio produzida por uma impressora 3D para reconstituir o formato da cabeça. O fazendeiro de 46 anos, conhecido apenas como Hu, foi operado em um hospital em Xian, na província de Shaanxi, na China. 

A operação ocorreu em 28 de agosto e durou três horas e meia. Nesta quarta-feira (24), fotos de Hu foram divulgadas, mostrando o resultado da cirurgia.

O acidente danificou o cérebro do chinês, fazendo-o perder a visão no olho esquerdo, e deixando-o incapaz de falar ou escrever.

A prótese foi colocada sob a pele do homem e presa a ossos, deixando um aspecto semelhante ao formato natural do crânio do homem.

Uma tela de titânio foi usada porque, geralmente, não causa reações. Mas Hu deverá ter acompanhamento médico para garantir que o implante não seja rejeitado pelo corpo.

Os médicos esperam que a cirurgia não só restaure a forma do crânio de Hu, mas também permita ao cérebro crescer para Hu poder voltar a falar.

Os materiais impressos foram feitos na Bélgica, especificamente para Hu, e patrocinados por um fabricante do dispositivo médico dos Estados Unidos.

(Com Daily Mail)