Topo

Médicos implantam stents vencidos para ganhar comissão maior, diz TV

Do UOL, em São Paulo

11/01/2015 23h19

Em mais um caso da “Máfia das Próteses”, investigada pela Procuradoria-geral da República, médicos implantavam stents (pequenas peças para cirurgias cardíacas que expandem vasos sanguíneos e evitam infartos) sem necessidade -- e mesmo com validade vencida.

Em reportagem do programa “Fantástico”, da TV Globo, funcionários sob condição de anonimato revelaram que os médicos recebem de R$ 3 mil a R$ 3,5 mil para cada stent implantado nos pacientes.

No entanto, uma boa parte dessas cirurgias estaria sendo feita sem necessidade. Uma pesquisa feita por um cardiologista considerando 451 casos de obstruções de veias revelou que em 22% dos casos os stents não precisavam ser implantados.

No caso de stents vencidos, os médicos estavam recebendo comissões maiores quando realizavam as cirurgias cardíacas. O material com prazo de validade vencido pode não funcionar e causar a obstrução da veia e até levar à óbito, segundo especialistas ouvidos pela emissora.

Marca-passos, que custam ainda mais caro que stents também foram implantados sem necessidade em muitos pacientes de casos investigados da “Máfia das Próteses”, informou a Procuradoria. Outras peças cirúrgicas usadas em implantes, como parafusos, também são alvo de superfaturamento nas cirurgias.