Topo

Queen Latifah se junta a manifestantes na luta contra a Aids, em Durban

AP
Imagem: AP

Da Agência de Notícias da Aids*

18/07/2016 17h43

A cantora e atriz americana Queen Latifah participou de um protesto que aconteceu neste sábado (17), em Durban, na África do Sul, em que avós que criam seus netos, todos órfãs em decorrência da Aids foram as ruas.

Segurando cartazes que diziam “Eu me importo, e você?”, cerca de mil avós andaram em uma procissão colorida para alertar sobre a situação da aids no país, já que a cidade costeira sedia a 21ª Conferência Internacional de Aids esta semana.

"A vida é muito difícil para nós, avós", disse Thandiswa Ndovela, de 63 anos de idade, da região de Eastern Cape, que perdeu duas filhas para Aids e agora está cuidando de oito netos.

"Eu tenho que cuidar de todas essas crianças e ninguém está me ajudando. Eu senti uma forte necessidade de vir aqui e compartilhar a minha situação com outras mulheres idosas como eu e de toda a África do Sul".

Uma segunda caminhada também aconteceu no final do dia, intitulada “Mantenha Suas Promessas”, desta vez trazendo muitos jovens às ruas de Durban. Eles se juntaram a Queen Latifah e o ministro da Saúde sul-africano, Aaron Motsoaledi.

Segundo o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a África do Sul tem sido devastada pela Aids, deixando cerca de 2 milhões de crianças órfãs em decorrência da doença.

A Agência de Notícias da Aids cobre a 21ª Conferência Internacional de Aids, em Durban (África do Sul), com apoio do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, da DKT do Brasil e da Jansen Farmacêutica.

*Tradução: Mauricio Barreira, da Agência de Notícias da Aids