Topo

Ao ganhar cão, autista que não pode ser tocado se emociona e abraça animal

autismo - Reprodução/ Facebook - Reprodução/ Facebook
Imagem: Reprodução/ Facebook

Do UOL, em São Paulo

20/10/2016 19h48

Pode parecer comum ver uma criança brincando com seu cachorro, mas neste caso, a cena é uma vitória.

Kainoa Niehaus é uma criança autista de cinco anos que não gosta de ser tocada. Porém, ao conhecer seu primeiro cachorro, chamado Tornado, o menino não conseguiu conter a alegria e logo fez carinho no animal.

Emocionada, a mãe de Kainoa, Shanna, chorou ao ver a interação e compartilhou seu sentimento em uma tocante publicação no Facebook:

"Está vendo esse momento? Nunca tinha experimentado nada como isso. Ontem foi o primeiro dia que meu filho autista conheceu seu novo cão do serviço de autismo. A foto mostra a reação de uma mãe que viu seu filho, que ela não pode abraçar, dar banho, vestir ou tocar, deitar em seu novo cachorro por vontade própria, criando uma indescritível e poderosa ligação."

"Cada luta por seu filho vale a pena. De alguma forma, por causa disso –por causa do Tornado- eu sei que tudo vai ficar bem. Como mãe, vi inúmeros, desafiadores e doloridos momentos em que meu filho sofreu e chorei inúmeras vezes. Ontem, no entanto, eu chorei por um motivo diferente. E o sentimento é indescritível".

A família, que mora no Japão, foi até Ohio (EUA) para pedir ajuda para a "Quatro Patas para Capacitação". A organização sem fins lucrativos treina cães e filhotes para interagir e proteger crianças autistas, passando segurança e evitando situações perigosas.

O CEO da "Quatro Patas", Karen Shirk, afirma que os animais podem intervir quando as crianças estão inconsoláveis e os pais sabem que não podem tocá-las para ajudar. "O cachorro pode impedir que o autista tente se agredir e pode dar lambidas e interagir mostrando carinho", disse.