Topo

Tylenol não inibe apenas a dor, mas também as emoções, aponta estudo

Comprimidos de Tylenol e de outros medicamentos contra dor contêm acetaminofeno que, segundo pesquisa, pode amortecer as emoções de prazer. Pesquisas anteriores haviam mostrado que essa medicação tinha um efeito similar com as emoções de pavor - Scott Olson/Getty Images/AFP
Comprimidos de Tylenol e de outros medicamentos contra dor contêm acetaminofeno que, segundo pesquisa, pode amortecer as emoções de prazer. Pesquisas anteriores haviam mostrado que essa medicação tinha um efeito similar com as emoções de pavor Imagem: Scott Olson/Getty Images/AFP

Nicholas Bakalar

28/04/2015 16h36

Um estudo recente demonstrou que o paracetamol (Tylenol), popular remédio contra a dor, também pode tornar as pessoas insensíveis a emoções positivas e negativas.

Em um experimento randomizado e controlado, 85 pessoas tomaram 1.100 miligramas de Tylenol ou um placebo. Uma hora depois, os pesquisadores apresentaram a eles 40 imagens em ordem aleatória. As imagens eram muito agradáveis (por exemplo, crianças rindo com gatinhos em um parque), neutras (um rolo de macarrão em cima de uma mesa) ou muito desagradáveis (um vaso sanitário cheio de excrementos). O estudo foi publicado online no periódico "Psychological Science".

Os participantes que tomaram Tylenol estavam 20% menos propensos a classificar as imagens como sendo muito desagradáveis e 10% menos propensos a classificá-las como bastante agradáveis, em comparação com os que tomaram placebo.

Embora os mecanismos permaneçam incertos, pesquisas anteriores sugeriram que o Tylenol reduz a dor agindo na ínsula, parte do cérebro que influencia nas emoções sociais, entre outras funções.

"Não queremos dar conselhos sobre o uso do paracetamol. Essas diferenças são modestas e foram obtidas em um ambiente muito controlado. Recomendamos seguir o conselho de seu médico para o controle da dor com o Tylenol", afirmou Geoffrey R.O. Durso, doutorando de psicologia da Universidade Estadual de Ohio.