Topo

Brasileira fica entre as sete finalistas do Miss Mundo 2012 e chega perto da coroa

Fábio Luís de Paula

Do UOL, em São Paulo

18/08/2012 10h41Atualizada em 18/08/2012 10h54

Mais um corte foi anunciado no Miss Mundo 2012, e a brasileira ficou classificada entre as sete finalistas do concurso. Mariana Notarangelo foi apresentada no palco como uma estudante de medicina cujos hobbies são "nadar" e "cantar".

A final do concurso está sendo transmitida na manhã deste sábado (18) ao vivo pelo UOL, com exclusividade para a internet brasileira. Clique aqui e vá para a transmissão! A 62ª edição do Miss Mundo acontece na cidade de Ordos, na China.

As finalistas ao título são as representantes do Brasil, Mariana Notarangelo, 22, Jamaica, Deanna Robins, 21, Sudão do Sul, Atong Demach, 23, Índia, Vanya Mishra, 20, Austrália, Jessica Kahawaty, 23, China, Wen Xia Yu, 23, e País de Gales, Sophie Moulds, 19.

No Top 15, Mariana ficou em 9º lugar no quadro de pontos, com 252 pontos. Ela largou em 5º lugar, com 162 pontos, mas caiu após a divulgação dos primeiros resultados..

A última prova apresentada até foi o de Beleza com propósito. A vencedora foi a Miss Índia, Vanya Mishra, 20, que fez um trabalho com uma escola de Mumbai.

Antes disso, a miss China foi anunciada como vencedora do desafio de talentos. Outros resultados foram as provas de Top Model (Sudão do Sul), Moda praia (País de Gales) e Miss Multimídia (Índia).

Na prova de Esportes, as misses foram divididas em quatro grupos de cores: amarelo, azul, vermelho e verde. A vencedora foi a miss Suécia, Sanna Jinnedal, 19. 

Entrevistas

Também foram veiculados trechos das entrevistas que os jurados fizeram com as 116 meninas. "Fizemos muitas horas de entrevistas e o que mais me impressionou nessas moças foi que elas querem mostrar que são sérias e querem mostrar que podem e conseguem ajudar o próximo", disse a CEO do Miss Mundo, Julia Morley.

TEM ALGUMA PREFERIDA?

  • Arte UOL

    Que candidata a Miss Mundo 2012 é a mais bela?

Nossa Miss também apareceu: "Quero chegar longe, fazer coisas diferentes e ajudar as pessoas", disse Mariana em trecho de sua entrevista.

O Miss Mundo se baseia em um sistema de pontos para definir sua vencedora. As misses com pontuações mais altas são classificadas para a semifinal. Cada país começa com a nota zero e o quadro vai sendo atualizado conforme a divulgação dos primeiros resultados no certame.

A linda Mariana Notarangelo, estudante de medicina de Duque de Caxias (RJ), tem a tarefa de tentar quebrar o longo jejum brasileiro, que já dura décadas! Ela terá de vencer as outras 115 candidatas para que a coroa volte a embelezar uma cabeça brasileira. O Brasil venceu o Miss Mundo uma única vez: em 1971, quando Lúcia Petterle, eleita pela Guanabara, ganhou a disputa realizada em Londres.

O concurso deste ano repete o formato do ano passado: das 116 concorrentes, apenas 30 avançarão à fase seguinte. Destas, 15 seguem para a semifinal... E apenas sete serão chamadas como finalistas.

Além da coroa de Miss Mundo, outros seis prêmios serão anunciados no decorrer do concurso: beleza com propósito, prêmio multimídia, Top Model, miss esportiva, moda de praia e concurso de talentos.

Veja a Miss cantando "Corcovado"

Favoritismo

Segundo Henrique Fontes, diretor do Miss Mundo Brasil (MMB), nossa miss é uma das favoritas ao prêmio. Mariana conquistou uma importante posição no concurso a partir de quinta-feira (16), quando foi anunciada como parte do Top 10 da prova de beleza de praia. A miss também obteve ótima classificação em outras provas, como a de Talentos e a de Top Model.

Uma das provas, que também vale pontos, depende apenas de você, caro internauta. Todas as candidatas administram uma página no Facebook, e quem tiver mais "likes" (ou "curtir") será a Miss Multimídia e ganha mais pontos. Se você quiser ajudar a Mari curta a página aqui.

Ziriguidum

Em entrevista exclusiva ao UOL ontem (17), Mariana, que é fã da presidente Dilma, disse que durante sua temporada na China não gostou muito da culinária local e que ficou bastante amiga da representante de Angola no concurso.

Sobre o segredo de seu favoritismo, ela aposta no "ziriguidum". "Ah, acho que é o jeitinho brasileiro, nosso ziriguidum! Onde quer que a gente vá, parece que as pessoas têm um carinho especial só por sermos do Brasil, e isso é muito legal".

Curiosidades

Eterno estudioso da alma humana, da civilização contemporânea e, principalmente, dos concursos de beleza, o Editor do UOL Tabloide observou algumas curiosidades sobre esta edição do Miss Mundo.

Por exemplo: três países disputam, pela primeira vez, o Miss Mundo... São eles os africanos Gabão (representado pela linda Marie-Noëlle Ada), Guiné Equatorial (Jennifer Riveiro Ilende) e Sudão do Sul (Atong Demach).

Três das misses são menores de idade: a argentina Josefina Herrero, a austríaca Amina Dagi e a hondurenha Jennifer Valle. Por outro lado, as mais experientes são a cazaque Evgeniya Klishina; a dinamarquesa Iris Thomsen e Winnie Sin, de Macau.

E 25 centímetros separam a miss mais baixa da mais alta: Karisa Sukamto, de Cingapura, tem 1,60 metro, contra 1,85 metro da linda representante turca, que atende pelo quase impronunciável nome de Açalya Samyeli Danoglu.

PS: Organização é isso aí... o Miss Mundo 2012 ainda nem foi realizado, e o próximo já está agendado. O Miss Mundo 2013 será realizado em Jacarta, na Indonésia, em setembro do ano que vem.