Topo

Brasileira está no Top 15 do Miss Mundo, em 9º lugar; Índia está na frente

A brasileira Mariana Notarangelo - facebook.com/MissWorldBrazil
A brasileira Mariana Notarangelo Imagem: facebook.com/MissWorldBrazil

Fábio Luís de Paula

Do UOL, em São Paulo

18/08/2012 10h09Atualizada em 18/08/2012 10h18

A miss Mundo Brasil, Mariana Notarangelo, está classificada em 9º lugar no quadro de pontos do Miss Mundo 2012 e faz parte do top 15 do concurso, com 252 pontos. Ela largou em 5º lugar, com 162 pontos, mas caiu após a divulgação dos primeiros resultados.

Na ordem, foram classificadas as misses Índia, México, Austrália, Jamaica, China, País de Gales, Sudão do Sul, Inglatera, Brasil , Espanha, Filipinas, Estados Unidos, Holanda, Indonésia e Quênia.

A final do concurso está sendo transmitida na manhã deste sábado (18) ao vivo pelo UOL, com exclusividade para a internet brasileira. Clique aqui e vá para a transmissão! A 62ª edição do Miss Mundo acontece na cidade de Ordos, na China.

A última prova apresentada até o momento foi o de Beleza com propósito. A vencedora foi a Miss Índia, Vanya Mishra, 20, que fez um trabalho com uma escola de Mumbai.

Antes disso, a miss China foi anunciada como vencedora do desafio de talentos. Outros resultados foram as provas de Top Model (Sudão do Sul), Moda praia (País de Gales) e Miss Multimídia (Índia).

Na prova de Esportes, as misses foram divididas em quatro grupos de cores: amarelo, azul, vermelho e verde. A vencedora foi a miss Suécia, Sanna Jinnedal, 19. 

Entrevistas

Também foram veiculados trechos das entrevistas que os jurados fizeram com as 116 meninas. "Fizemos muitas horas de entrevistas e o que mais me impressionou nessas moças foi que elas querem mostrar que são sérias e querem mostrar que podem e conseguem ajudar o próximo", disse a CEO do Miss Mundo, Julia Morley.

TEM ALGUMA PREFERIDA?

  • Arte UOL

    Que candidata a Miss Mundo 2012 é a mais bela?

Nossa Miss também apareceu: "Quero chegar longe, fazer coisas diferentes e ajudar as pessoas", disse Mariana em trecho de sua entrevista.

O Miss Mundo se baseia em um sistema de pontos para definir sua vencedora. As misses com pontuações mais altas são classificadas para a semifinal. Cada país começa com a nota zero e o quadro vai sendo atualizado conforme a divulgação dos primeiros resultados no certame.

A linda Mariana Notarangelo, estudante de medicina de Duque de Caxias (RJ), tem a tarefa de tentar quebrar o longo jejum brasileiro, que já dura décadas! Ela terá de vencer as outras 115 candidatas para que a coroa volte a embelezar uma cabeça brasileira. O Brasil venceu o Miss Mundo uma única vez: em 1971, quando Lúcia Petterle, eleita pela Guanabara, ganhou a disputa realizada em Londres.

O concurso deste ano repete o formato do ano passado: das 116 concorrentes, apenas 30 avançarão à fase seguinte. Destas, 15 seguem para a semifinal... E apenas sete serão chamadas como finalistas.

Além da coroa de Miss Mundo, outros seis prêmios serão anunciados no decorrer do concurso: beleza com propósito, prêmio multimídia, Top Model, miss esportiva, moda de praia e concurso de talentos.

Veja a Miss cantando "Corcovado"

Favoritismo

Segundo Henrique Fontes, diretor do Miss Mundo Brasil (MMB), nossa miss é uma das favoritas ao prêmio. Mariana conquistou uma importante posição no concurso a partir de quinta-feira (16), quando foi anunciada como parte do Top 10 da prova de beleza de praia. A miss também obteve ótima classificação em outras provas, como a de Talentos e a de Top Model.

Uma das provas, que também vale pontos, depende apenas de você, caro internauta. Todas as candidatas administram uma página no Facebook, e quem tiver mais "likes" (ou "curtir") será a Miss Multimídia e ganha mais pontos. Se você quiser ajudar a Mari curta a página aqui.

Ziriguidum

Em entrevista exclusiva ao UOL ontem (17), Mariana, que é fã da presidente Dilma, disse que durante sua temporada na China não gostou muito da culinária local e que ficou bastante amiga da representante de Angola no concurso.

Sobre o segredo de seu favoritismo, ela aposta no "ziriguidum". "Ah, acho que é o jeitinho brasileiro, nosso ziriguidum! Onde quer que a gente vá, parece que as pessoas têm um carinho especial só por sermos do Brasil, e isso é muito legal".

Curiosidades

Eterno estudioso da alma humana, da civilização contemporânea e, principalmente, dos concursos de beleza, o Editor do UOL Tabloide observou algumas curiosidades sobre esta edição do Miss Mundo.

Por exemplo: três países disputam, pela primeira vez, o Miss Mundo... São eles os africanos Gabão (representado pela linda Marie-Noëlle Ada), Guiné Equatorial (Jennifer Riveiro Ilende) e Sudão do Sul (Atong Demach).

Três das misses são menores de idade: a argentina Josefina Herrero, a austríaca Amina Dagi e a hondurenha Jennifer Valle. Por outro lado, as mais experientes são a cazaque Evgeniya Klishina; a dinamarquesa Iris Thomsen e Winnie Sin, de Macau.

E 25 centímetros separam a miss mais baixa da mais alta: Karisa Sukamto, de Cingapura, tem 1,60 metro, contra 1,85 metro da linda representante turca, que atende pelo quase impronunciável nome de Açalya Samyeli Danoglu.

PS: Organização é isso aí... o Miss Mundo 2012 ainda nem foi realizado, e o próximo já está agendado. O Miss Mundo 2013 será realizado em Jacarta, na Indonésia, em setembro do ano que vem.