Topo

Pela sétima vez, Venezuela leva o Miss Universo

Miss Venezuela recebe a coroa de Miss Universo 2013 de sua última antecessora, a americana Olivia Culpo - Alexander Nemenov/AFP
Miss Venezuela recebe a coroa de Miss Universo 2013 de sua última antecessora, a americana Olivia Culpo Imagem: Alexander Nemenov/AFP

Do UOL, em São Paulo

09/11/2013 17h59Atualizada em 09/11/2013 18h39

A Miss Venezuela María Gabriela Isler foi eleita Miss Universo 2013 na tarde deste sábado (9) em Moscou, na Rússia. A americana Olivia Culpo coroou a sua sucessora.

Em segundo lugar, ficou a espanhola; em terceiro, a equatoriana, na quarta colocação, ficou a Miss Filipinas e em quinto lugar a brasileira Jakelyne Oliveira.

UOL acompanhou todos os lances com os comentários e análises exclusivos do especialista Evandro Hazzy, missólogo e coordenador técnico no Miss Brasil. Como preparador de misses no Rio Grande do Sul, conseguiu eleger oito beldades de 13 que foram orientadas por ele, portanto, experiência em misses é o que ele mais tem. "Não era minha preferida, até porque acompanhei sua transformação, mas isso mostra que as misses construídas continuam no poder", afirma.

"Venceu a fábrica [de misses, a Venezuela]. Nunca podemos subestimá-los. Apesar de forçada em algumas aparições, agradou ao júri. Prevaleceram os cílios exagerados, facetas de porcelana nos dentes, apliques, enfim, palmas aos venezuelanos pela fábrica ainda ser referência no mundo miss".

Jakelyne Oliveira, 20, natural de Rondonópolis, foi a representante brasileira. Junto com a bela morena brasileira, mais 85 beldades disputaram o título. "Brasil ficou com a mesma classificação do ano passado, mas merecia mais", afirma Hazzy.

Elas desfilaram em traje de banho, de gala e, escolhidas as finalistas, passaram pela temida entrevista.

Duelo de beldades

  • Arte UOL

    Qual das 86 candidatas a Miss Universo 2013 tem o mais belo corpo? Compare e vote

Essa foi a primeira vez em 62 anos de história que o concurso aconteceu na Rússia. 

As 86 candidatas começaram o concurso se apresentando dizendo nome, Estado e país enquanto se passava o traje típico que foi desfilado durante a semana.

Depois, foram divulgadas as 16 semifinalistas: Costa Rica, Ucrânia, China, Equador, Reino Unido, Indonésia, Venezuela, República Dominicana, Porto Rico, Espanha, EUA, Nicarágua, Suíça, Índia, Brasil e Filipinas –escolhida pelo voto popular.

A vencedora do desfile de traje típico foi a Miss Nicarágua. “Hoje os países se preocupam em mostrar trajes show do que realmente típicos”, analisa Hazzy.

Logo após o anúncio das 16, todas desfilaram em traje de banho e as 10 semifinalistas foram anunciadas: Espanha, Filipinas, Reino Unido, Índia, Brasil, EUA, Ucrânia, Equador, Venezuela e República Dominicana.

O top 10 então desfilou em traje de gala mostrando toda a elegância que uma miss deve ter. De 10, restaram cinco: Equador, Brasil, Espanha, Filipinas e Venezuela --que responderam a pergunta da entrevista final.

Equador falou sobre web e tecnologia e aconselhou aos jovens a usar a internet da melhor maneira possível. A brasileira respondeu a uma questão sobre independência feminina e até citou a presidente Dilma Rousseff.

A Miss Espanha falou sobre mulheres em posições políticas.

A candidata das Filipinas falou sobre o desemprego entre os jovens e disse que o ideal é investir na educação. “A educação é o segredo para um futuro melhor”.

A venezuelana respondeu sobre qual é o seu maior medo. “Temos que superar nossos medos e nos tornar mais fortes”.

Apresentadores

Melanie Brown, mais conhecida como Mel B, integrante do extinto grupo Spice Girls, foi uma das apresentadoras, ao lado de Thomas Roberts, jornalista da emissora americana "MSNBC".

Pelas leis antigays vigentes no país, Andy Cohen --que é assumidamente homossexual--, e que foi apresentador do concurso no ano passado, declinou do convite para apresentar o certame deste ano. À época, ele disse: "as políticas discriminatórias fazem o país inseguro para gays que moram lá, e gays que vão trabalhar ou visitar. A lei é que qualquer um sob suspeita de homossexualidade pode ser preso".

Pelo segundo ano seguido, Jeannie Mai foi a repórter que ficou nos bastidores do concurso. A atração musical ficará por conta da banda "Panic! At The Disco" e do artista Emin.

Entre os jurados, destacou-se a participação do cantor Steven Tyler, do Aerosmith --que também cantou uma música dedicada às misses--, além do chef Nobu, Tara Lipinski, Carol Alt, Anne V, Farouk Shami, Italo Fontana e Philip Kirkorov.

Desde o dia 28 de outubro, os internautas tiveram a missão de escolher uma semifinalista do certame. A votação foi até esta sexta-feira (8) e o resultado foi divulgado ao vivo, vencendo a filipina. No dia 5 de novembro, aconteceu a tradicional Competição Preliminar, em que um júri mais técnico escolhe as semifinalistas que somente são reveladas na final.

Curiosidades de miss

  • Arte UOL

    Conheça misses que se envolveram em escândalos e até perderam a coroa

Apenas duas brasileiras já venceram o Miss Universo, Ieda Maria Vargas, em 1963, e Martha Vasconcellos, em 1968.

Miss Universo 2012

Quando a americana Olivia Culpo foi eleita Miss Universo, em 20 de dezembro de 2012 em Las Vegas (EUA), nem imaginava o quanto sua vida mudaria. A beldade contou ao UOL, por e-mail, as grandes mudanças e aprendizados que seu ano como mulher mais bela do mundo trouxeram.

"Durante meu reinado, pude servir de modelo e viajar pelo mundo", afirmou. A beldade também falou que não há um só momento de tédio como Miss Universo, por isso, os principais obstáculos que ela teve de enfrentar foram o cansaço, o jetlag --causado pelas inúmeras viagens-- e a falta de sono. A primeira coisa que ela fará quando coroar a sua sucessora é ir para casa, relaxar e curtir a família.

E a maior lição aprendida pela bela foi que mudar a vida de alguém não requer tanto esforço.