PUBLICIDADE
Topo

Quase lá: brasileira está no top 10 do Miss Universo 2013

A brasileira Jakelyne Oliveira durante o desfile de trajes de banho - Sergei Ilnitsky/EFE
A brasileira Jakelyne Oliveira durante o desfile de trajes de banho Imagem: Sergei Ilnitsky/EFE

Do UOL, em São Paulo

09/11/2013 17h01Atualizada em 09/11/2013 17h01

A brasileira Jakelyne Oliveira está no top 10 do Miss Universo 2013, cuja final acontece neste sábado (9) em Moscou, na Rússia.  

Logo após o anúncio do top 16, as beldades desfilaram de biquíni e daí saíram as dez semifinalistas: Espanha, Filipinas, Reino Unido, Índia, Brasil, EUA, Ucrânia, Equador, Venezuela e República Dominicana.

UOL acompanha todos os lances com os comentários e análises exclusivos do especialista Evandro Hazzy, missólogo e coordenador técnico no Miss Brasil. Como preparador de misses no Rio Grande do Sul, conseguiu eleger oito beldades de 13 que foram orientadas por ele, portanto, experiência em misses é o que ele mais tem.

"Filipinas é perigosa, olho nela. Ao lado de Brasil, Reino Unido é minha favorita ao título. Índia não entendi", comentou o missólogo.

Miss Universo 2013 agita Moscou
Miss Universo 2013 agita Moscou
$escape.getHash()uolbr_tagAlbumEmbed('tagalbum','64972', '')

Duelo de beldades

  • Arte UOL

    Qual das 86 candidatas a Miss Universo 2013 tem o mais belo corpo? Compare e vote

"Espanha é favorita, esperada. Equador podia ter ficado fora, mas... e República Dominicana sempre apostei", analisa Hazzy. 

Essa foi a primeira vez em 62 anos de história que o concurso aconteceu na Rússia. 

Já na apresentação inicial, em que as candidatas dizem nome, Estado e país, Hazzy comentou: "A brasileira foi perfeita na apresentação inicial, cabelo e maquiagem impecáveis. De vermelho, boa escolha para o seu tom de pele".

"Israel é lindíssima, pode ser a zebra. Filipinas é bela, mas muito truque. Porto Rico é bela, mas pecou no cabelo, pode ter lhe custado o título. Suíça pode avançar pelo diferencial do cabelo", afirmou.

Apresentadores

Melanie Brown, mais conhecida como Mel B, integrante do extinto grupo Spice Girls, foi uma das apresentadoras, ao lado de Thomas Roberts, jornalista da emissora americana "MSNBC".

Pelas leis antigays vigentes no país, Andy Cohen --que é assumidamente homossexual--, e que foi apresentador do concurso no ano passado, declinou do convite para apresentar o certame deste ano. À época, ele disse: "as políticas discriminatórias fazem o país inseguro para gays que moram lá, e gays que vão trabalhar ou visitar. A lei é que qualquer um sob suspeita de homossexualidade pode ser preso".

Pelo segundo ano seguido, Jeannie Mai foi a repórter que ficou nos bastidores do concurso. A atração musical ficará por conta da banda "Panic! At The Disco" e do artista Emin.

Entre os jurados, destacou-se a participação do cantor Steven Tyler, do Aerosmith, além do chef Nobu, Tara Lipinski, Carol Alt, Anne V, Farouk Shami, Italo Fontana e Philip Kirkorov.

Desde o dia 28 de outubro, os internautas tiveram a missão de escolher uma semifinalista do certame. A votação foi até esta sexta-feira (8) e o resultado foi divulgado ao vivo. No dia 5 de novembro, aconteceu a tradicional Competição Preliminar, em que um júri mais técnico escolhe as semifinalistas que somente são reveladas na final.

Curiosidades de miss

  • Arte UOL

    Conheça misses que se envolveram em escândalos e até perderam a coroa

Apenas duas brasileiras já venceram o Miss Universo, Ieda Maria Vargas, em 1963, e Martha Vasconcellos, em 1968.

Miss Universo 2012

Quando a americana Olivia Culpo foi eleita Miss Universo, em 20 de dezembro de 2012 em Las Vegas (EUA), nem imaginava o quanto sua vida mudaria. A beldade contou ao UOL, por e-mail, as grandes mudanças e aprendizados que seu ano como mulher mais bela do mundo trouxeram.

"Durante meu reinado, pude servir de modelo e viajar pelo mundo", afirmou. A beldade também falou que não há um só momento de tédio como Miss Universo, por isso, os principais obstáculos que ela teve de enfrentar foram o cansaço, o jetlag --causado pelas inúmeras viagens-- e a falta de sono. A primeira coisa que ela fará quando coroar a sua sucessora é ir para casa, relaxar e curtir a família.

E a maior lição aprendida pela bela foi que mudar a vida de alguém não requer tanto esforço.