Topo

Incêndio florestal atinge limite de um parque nacional nas Canárias

16/07/2012 15h10

TENERIFE, Espanha, 16 Jul 2012 (AFP) -Um incêndio florestal atingiu os limites do Parque Nacional de Teide, no arquipélago das Canárias, inscrito no patrimônio mundial da Unesco, após afetar 1.800 hectares no domingo, constatou uma jornalista da AFP.

Ao menos dez ônibus e alguns carros foram evacuados nesta segunda-feira por precaução do parque turístico localizado na ilha de Tenerife, enquanto a intensidade do fogo aumentava nas áreas próximas.

Durante a noite, cerca de 50 pessoas foram evacuadas da cidade de Adeje, e mais 40 da população de Tijoco Baixo nesta manhã.

O combate ao incêndio, que tem dois focos, é dificultado pelo vento e as altas temperaturas, segundo o Centro de Coordenação de Incêndios.

Mais de 70 bombeiros, apoiados por seis helicópteros, lutavam na tarde desta segunda-feira contra as chamas, de acordo com uma autoridade de Tenerife, que indicou que "a área afetada (pelo fogo) é estimada em 1.800 hectares, dos quais foram queimados entre 40 a cerca de 50%".

O Parque Nacional de Teide, uma importante área natural, recebe o nome da montanha homônimo, um vulcão que é o destaque da Espanha.

Enquanto isso, na ilha canária de La Palma, outro incêndio, que afeta a região de El Paso, obrigou a evacuação de centenas de pessoas das cidades de "Tajuya, Pedra Branca, Juliana e La Moradita, que foram alocadas em uma antiga fábrica de tabaco localizada", de acordo com uma autoridade regional.

Os incêndios florestais são particularmente numerosos este ano em Espanha, que viveu o inverno mais seco em 70 anos.

O mais grave registrado este ano devastou em julho cerca de 50.000 hectares na região de Valencia, leste da Espanha.