Topo

Tempestade Isaac avança para o norte da Louisiana

30/08/2012 12h16

NOVA ORLEANS, 30 Ago 2012 (AFP) -Isaac, que se transformou novamente em tempestade tropical na quarta-feira depois de perder intensidade, prosseguia sua marcha na direção ao norte da Louisiana nesta quinta-feira, deixando fortes chuvas pelo caminho, segundo os serviços de meteorologia americanos.

"Isaac continua avançando lentamente para o noroeste, posicionado atualmente sobre o centro da Louisiana. Ainda produz fortes chuvas e o nível da água aumentou ao longo do litoral do Golfo do México", informou o Centro Nacional de Furacões (CNH) em seu boletim das 09h00.

O centro da tempestade está localizado 205 km a noroeste de Nova Orleans e se deslocava lentamente, a 13 km/h. Isaac deverá chegar ao Arkansas (sul) na sexta-feira e ao sul de Missouri (centro) na noite do mesmo dia.

Seus ventos atingem mais de 75 Km/h, depois de seu máximo de 130 km/h na terça e na quarta-feira, mas o principal perigo está nas chuvas torrenciais que deixa em sua passagem.

Pelo menos uma pessoa morreu na passagem do Isaac pela Louisiana, informou o governador Bob Jindal, citando informações não confirmadas. Mais de 700.000 pessoas estavam sem energia elétrica.

O aumento do nível das águas causou inundações em várias zonas da Louisiana, mas a tempestade não fez ceder os diques construídos depois da devastadora passagem por Nova Orleans do furacão Katrina há sete anos.

Mas autoridades se mostram otimistas, assegurando que desta vez Nova Orleans escapará do pior graças aos bilhões de dólares usados no reforço dos diques e nos sistemas de bombeamento nos últimos sete anos.

O sistema de combate a inundações instalado em torno de Nova Orleans após a passagem do Katrina, com 560 km de diques com paredes corrediças contra as cheias e com 78 estações de bombeamento, se revelou resistente, assegurou nesta quarta-feira o corpo de engenharia do Exército.

Mais de 33.500 membros da Guarda Nacional e cerca de 100 aviões e helicópteros estão posicionados nos quatro estados ameaçados pelo furacão: Flórida, Alabama, Mississipi e Lousiana.

Na Louisiana, mais de 4.000 membros da Guarda Nacional estavam mobilizados e 48 equipes de socorro com botes, prontas para ajudar os afetados.

Segundo as primeiras estimativas do simulador de desastres Eqecat, o Isaac poderá causar perdas da ordem de US$ 2,5 bilhões em terra e na costa de Louisiana e arredores.

As cifras podem aumentar à medida que chegarem mais informações, mas os danos causados pelo Isaac estão bem distantes dos US$ 125 bilhões em perdas na passagem do furacão Katrina, que devastou as cidades do Golfo do México em 2005.