Topo

Obama diz que EUA avançaram muito para recuar, após dados de emprego

05/10/2012 13h30

FAIRFAX, EUA, 5 Out 2012 (AFP) -O presidente americano, Barack Obama, comemorou nesta sexta-feira a surpreendente queda do desemprego para 7,8% em setembro e disse que a economia avançou muito para recuar, em referência às críticas realizadas por seu adversário Mitt Romney.

"Este país avançou muito para recuar", disse Obama diante de 2.000 pessoas em um auditório da Universidade George-Mason na Virgínia (nordeste), criticando de forma implícita as declarações de Romney, que afirmou que o relatório de emprego não mostrava uma recuperação real.

"Hoje me parece que, como país, estamos avançando novamente", disse Obama. "Depois de perder cerca de 800.000 empregos por mês quando assumi o cargo, nossas empresas somaram 5,2 milhões de empregos nos últimos dois anos e meio", acrescentou.

"Nesta manhã, vimos que a taxa de desemprego caiu a um mínimo desde que assumi meu cargo", afirmou.

Obama criticou assim Romney por suas declarações de que o relatório mensal de emprego não representava uma "recuperação real".

"As notícias de hoje certamente não são uma desculpa para falar negativamente sobre a economia, com o objetivo de marcar um par de pontos", disse Obama.