Topo

Neve continua a causar transtornos nos aeroportos europeus

21/01/2013 09h36

FRANKFURT AM MAIN, 21 Jan 2013 (AFP) - Mais de 27% dos voos foram cancelados nesta segunda-feira no aeroporto alemão de Frankfurt (oeste), em razão da neve, que continua a causar perturbações em outros aeroportos e estradas da França, Alemanha e Grã-Bretanha.

Em Frankfurt, 325 voos foram cancelados, segundo um novo balanço revisto para cima, declarou uma porta-voz do maior aeroporto alemão e terceiro europeu à AFP. Em Munique (sul), mais de 15% dos voos, 161 partidas e chegadas, foram suspensos.

A neve continua a atrapalhar o tráfego aéreo no aeroporto londrino de Heathrow, o maior do mundo em termos de transporte internacional de passageiros: cerca de 10% dos voos previstos para esta segunda-feira foram cancelados, após 20% no domingo.

Na França, a Direção-Geral de Aviação Civil(DGAC) manteve o princípio de anulação de 40% dos voos por precaução nos aeroportos parisienses de Orly e Roissy-Charles de Gaulle, o que já havia acontecido no domingo devido à forte nevasca.

A neve parou de cair nos dois aeroportos e as pistas já podem atender normalmente o tráfego, confirmou um porta-voz dos Aeroportos de Paris (ADP).

As perturbações refletiram em outros aeroportos europeus. Em Barcelona, por exemplo, onde 16 voos foram cancelados, as escalas com Paris, Munique e Frankfut foram prejudicadas.

A neve e o gelo também causaram transtornos nas linhas ferroviárias e estradas, onde muitos acidentes foram registrados.

Apenas no sudoeste da Alemanha, a polícia registrou mais de 1.000 acidentes ligados à nevasca, enquanto um trecho da estrada de Berlim foi fechada para a circulação.

Na Grã-Bretanha, por precaução, centenas de escolas ficaram fechadas nesta segunda-feira.