Topo

Pacote de ouro é enviado a cidade japonesa destruída por tsunami

Em Tóquio

16/02/2013 08h42

Uma cidade japonesa devastada pelo tsunami de março de 2011 recebeu um presente anônimo de ouro avaliado em mais de US$ 250 mil, pouco antes do segundo aniversário da catástrofe. O presidente da companhia que opera o porto da cidade de Ishinomaki (nordeste) recebeu na semana passada um pacote com dois blocos de ouro, de um quilo cada um. 

1 ANO DO TERREMOTO NO JAPÃO

  • UOL visita locais atingidos pelo tremor seguido de tsunami que devastou o Japão em março de 2011 e conta o esforço para reconstruir o país e superar a crise nuclear

"Estava escrito 'vários bens', então abri o pacote" pensando que seriam livros, a julgar pelo peso, conta Kunio Sunow, presidente do Ishinomaki Fish Market Co. Ltd. "Fiquei muito surpreso porque dentro havia ouro de 24 quilates em duas placas" envolvidas em papel, contou à AFP por telefone neste sábado.

O pacote foi enviado de forma anônima a partir de Nagano, uma cidade a noroeste de Tóquio, sem nenhuma mensagem.

"É genial saber que não nos esqueceram", disse Sunow, informando que ainda não decidiu como utilizará o presente.

A imprensa japonesa disse que uma organização sem fins lucrativos em Ishinomaki, que esteve trabalhando em sua reconstrução, também recebeu dois quilos de ouro, e ao menos outro grupo recebeu mais de um quilo deste metal precioso.