Topo

Sobe para 7 número de mortos por nevasca no Estado de Nova York

Em Washington

19/11/2014 14h53Atualizada em 19/11/2014 15h10

Uma tempestade de neve, a primeira da temporada de inverno nos Estados Unidos, deixou ao menos sete mortos e muitas pessoas retidas em casa no nordeste do país, informaram as autoridades.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, decretou estado de emergência em uma dezena de condados do noroeste do Estado e alertou a população para que tome precauções.

"Se estiverem na área afetada pela tempestade, permaneçam em casa. Vai continuar nevando", declarou pouco depois de pedir a presença da Guarda Nacional para ajudar os serviços de emergência.

Cerca de 9.537 habitantes seguem sem eletricidade.

No condado de Erie, na fronteira com o Canadá e cuja capital é Búfalo, os habitantes acordaram nesta quarta-feira com muita neve nas ruas.

Nesta região, cinco pessoas morreram, três delas em consequência de ataques cardíacos no momento em que limpavam a neve, outra em um acidente e um homem de 26 anos foi encontrado sem vida em seu veículo totalmente coberto pela neve.

As outras mortes foram registradas em New Hampshire e Michigan.

As autoridades recomendaram aos idosos que não tentem retirar a neve espessa das ruas.

"Algumas partes de nosso condado receberão em três dias uma quantidade de neve que se acumula em anos", disse o administrador do condado de Erie, Marcos Poloncarz.

"Isto será histórico", disse o meteorologista Dave Zaff, do Serviço Meteorológico Nacional.

Uma equipe de basquete feminino da Universidade de Niágara ficou presa por mais de 24 horas em um ônibus, que ficou retido em uma estrada e só foi resgatado às 4H00 de quarta-feira.