Topo

Navio chinês entra nas buscas ao Boeing da Malaysia Airlines

29/01/2015 00h56

Sydney, 29 Jan 2016 (AFP) - Um navio chinês participará nos trabalhos de busca liderados pela Austrália para tentar encontrar o avião da Malaysia Airlines, que desapareceu há dois anos.

O "Dong Hai Jiu 101" se unirá a três navios, o "Fugro Discovery", o "Fugro Equator" e o "Havila Harmony", para participar nas buscas no sul do Oceano Índico, perto da costa oeste da Austrália.

O Boeing 777 desapareceu em 8 de março de 2014 pouco depois de decolar de Kuala Lumpur com destino a Pequim, com 239 pessoas a bordo. Até o momento, apenas um fragmento de asa do avião foi encontrado na ilha francesa de Reunião, em julho do ano passado.

O vice-primeiro-ministro australiano, Warren Truss, afirmou em um comunicado que o navio, "oferecido pelo primeiro-ministro Li Keqiang da República Popular da China em novembro de 2015, começará os trabalhos de busca no sul do Oceano Índico".

A contribuição total da China se aproxima agora de 20 milhões de dólares australianos (12,9 milhões de euros), indicou Truss.

Os trabalhos de investigação acontecem atualmente em uma zona de 85.000 quilômetros quadrados dos 120.000 km2 estabelecidos, mas devem acabar caso não seja encontrado nenhum indício do avião, que tinha como código de voo MH370, após o rastreamento de toda a superfície prevista, anunciaram as autoridades australianas.

grk/fp

FUGRO

Malaysia Airlines